
SÃO LUÍS – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) discutiram, nesta quinta-feira (23), a criação de um serviço de neonatologia na rede pública estadual para ampliar o atendimento de urgência e emergência a recém-nascidos. A reunião foi realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, e teve como foco a redução dos elevados índices de mortalidade materno-infantil no estado.
Durante o encontro, ficou definido, de forma preliminar, que será estruturado um serviço de neonatologia com a implantação de uma Unidade de Cuidado Intermediário (UCI) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital. A proposta é criar uma nova porta de entrada para o atendimento de bebês de até 28 dias de vida em estado grave, recebendo pacientes de todas as regiões do Maranhão.
De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), promotor Herbeth Figueiredo, a iniciativa busca enfrentar um cenário preocupante. Segundo ele, o Maranhão registra alguns dos maiores índices de mortalidade materno-fetal e infantil do país, com situação mais crítica na Região Tocantina e números também considerados alarmantes em São Luís.
A reunião foi coordenada pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e contou com a participação de integrantes do MPMA e de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, que discutiram medidas para fortalecer a assistência neonatal e ampliar o acesso ao atendimento especializado no estado.