Nova extensão da Avenida Litorânea entra na reta final na Grande Ilha

Ligação entre São Luís e São José de Ribamar alcança 85% de execução e tem conclusão prevista para setembro.

Fonte: Redação / Assessoria

Obras de prolongamento da Avenida Litorânea já chegam a 85%, conforme vistoria do Governo do Estado (Foto: Divulgação)

A nova extensão da Avenida Litorânea está próxima de ser concluída. Com 85% dos serviços executados, a via deverá ser entregue até o fim de setembro, criando uma ligação direta entre o Olho d’Água, em São Luís, e o Araçagi, em São José de Ribamar.

O andamento da obra foi acompanhado nessa quinta-feira (27) pelo governador Carlos Brandão e pelo ministro das Cidades, Vladimir Lima. A intervenção integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e possui investimento atualizado de R$ 257,5 milhões.

O projeto acrescentará mais de cinco quilômetros ao corredor costeiro. A avenida terá três faixas para veículos em cada sentido e duas pistas exclusivas para o transporte coletivo. Também estão previstas ciclovia, estacionamento e mais de dez quilômetros de calçadas.

A estrutura inclui sistemas de iluminação, drenagem e esgotamento sanitário, além de rampas de acesso às praias e serviços de contenção e proteção da faixa costeira.

O governador Carlos Brandão e o ministro Vladimir Lima vistoriaram as obras de prolongamento da Avenida Litorânea (Foto: Divulgação)

Ponte garantirá ligação com o Araçagi

A construção da ponte sobre o Rio Jaguarema é uma das etapas centrais do empreendimento. Com cerca de 60 metros, a estrutura permitirá que o novo corredor avance até a região do Araçagi.

As fundações e a mesoestrutura já foram finalizadas. Nesta fase, as equipes trabalham na instalação das vigas e pré-lajes e na concretagem do tabuleiro do primeiro vão.

As demais frentes estão distribuídas pelo Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. Os trabalhos envolvem pavimentação, terraplenagem, reforço de solo, construção de calçadão e ciclovia, paisagismo, iluminação e instalação das redes de drenagem e esgoto.

No trecho do Olho d’Água, também está sendo construída a nova Praça de Iemanjá. Ao longo da orla, o projeto prevê acessos destinados a manter a conexão entre a avenida e as praias.

A expectativa é que a nova Litorânea ofereça uma rota alternativa entre os dois municípios, facilite o deslocamento na Grande Ilha e estimule o turismo e a ocupação econômica da orla.

Publicidade