Novos vagões da Vale vão permitir viagens diárias entre Maranhão e Pará

Primeiros 15 carros chegaram a São Luís; frota terá 30 unidades e permitirá viagens diárias nos dois sentidos.

Fonte: Com informações da assessoria
Os vagões chineses terão o visual acima depois de receberem pintura e passarem pela fase de testes. (Foto: Viviane Miranda/Vale)

SÃO LUÍS – A Vale recebeu em São Luís os primeiros 15 vagões da nova frota do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), vindos da China. Até o fim de novembro, a previsão é que os 30 novos carros estejam na capital maranhense, dobrando a capacidade anual de transporte de passageiros e permitindo viagens diárias nos dois sentidos entre Maranhão e Pará.

O investimento integra a renovação da concessão da ferrovia e prevê melhorias em segurança, acessibilidade e conforto. A nova composição terá 28 carros para passageiros, além de um vagão social e outro destinado ao apoio administrativo da tripulação.

Após o desembarque, os vagões passarão por preparação operacional. Os testes devem começar em 2027, com previsão de entrada definitiva em operação até dezembro do mesmo ano.

Com 892 quilômetros de extensão, a Estrada de Ferro Carajás opera o maior trecho ferroviário de passageiros do Brasil. Desde a primeira viagem, em 1986, a ferrovia já transportou 16 milhões de pessoas. Atualmente, são cerca de 400 mil passageiros por ano, com recorde de 425 mil bilhetes emitidos em 2024.

Publicidade