
Um homem suspeito de integrar uma facção criminosa foi preso em flagrante nesta terça-feira (20), no bairro Vinhais, em São Luís, após publicar conteúdos com armas de fogo e ameaças de morte contra integrantes de grupos rivais. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o investigado utilizava tornozeleira eletrônica e já havia passado quatro vezes pelo sistema prisional.
A prisão ocorreu menos de 24 horas depois que investigadores identificaram publicações feitas na noite de segunda-feira (19), em comemoração ao aniversário de uma facção criminosa. As mensagens foram divulgadas de maneira coordenada em perfis de redes sociais e, conforme a polícia, continham incentivos à violência e ameaças de execução contra membros de organizações rivais.
O monitoramento das postagens levou o Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) a iniciar diligências para localizar os responsáveis. Um dos suspeitos foi identificado e encontrado no Vinhais, onde recebeu voz de prisão.
De acordo com a Polícia Civil, mesmo submetido ao monitoramento eletrônico, o homem continuava divulgando conteúdos associados a atividades criminosas.
Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa ultraviolenta e apologia ao crime. Após os procedimentos policiais, permaneceu à disposição da Justiça.
A ação foi conduzida pelo DCCO, departamento vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). As investigações prosseguem para identificar outras pessoas envolvidas na divulgação das mensagens e nas ameaças publicadas nas redes sociais.