Cinco maneiras de encontrar oportunidades em tempos de crise

Nutrir a cultura da sua empresa, saber utilizar corretamente as ferramentas de marketing digital, entregar o que seus clientes precisam e fortalecer os laços com a comunidade são estratégias sólidas para enfrentar estes tempos incertos

Fonte: Da redação

Para os empresários, a crise na saúde pública causada pelo Coronavirus transformou o mercado em um ambiente complicado. Seguir as diretrizes para o distanciamento social, embora seja importantíssimo no momento de pandemia, pode levar muitas empresas a enfrentar grandes perdas a curto prazo. No entanto, encontrar oportunidades durante uma crise é vital para que os empreendedores mantenham suas empresas vivas e tenham uma perspectiva menos obscura do futuro.

A seguir listamos algumas estratégias práticas e responsáveis ​​que podem ser aplicadas ao seu negócio, causando um impacto positivo mesmo neste momento difícil, e que poderão colocá-lo na melhor posição quando a economia voltar ao controle.

Utilize os recursos tecnológicos para consolidar seu negócio

Se há um lado positivo para essa situação, são as oportunidades de se dedicar a tarefas que você nunca encontraria tempo. Criar conteúdo para o seu site e estudar um pouco mais sobre estratégias de marketing digital são algumas delas. Mesmo que você não seja um especialista no assunto, vale a pena saber como poderá tornar sua empresa mais complexa digitalmente.

publicidade online agregará muitos fatores positivos à sua empresa, tanto neste momento como a longo prazo. A divulgação do seu negócio nas redes sociais e a geração de conteúdo no seu site atrairá a percepção do seu público, ajudará a promover suas habilidades, sua marca e sua identidade visual.  


Aposte no marketing digital

Quer você inicie um blog da empresa ou simplesmente atualize as informações do seu site, já é um bom começo para melhorar sua visualização. Mas as opções são muitas, e se você tem agora mais tempo para ficar diante do computador, poderá aplicá-las da melhor forma.

Outra boa estratégia é investir na criação de vídeos online sobre sua empresa. Você pode também estudar os muitos recursos das redes sociais e ver como eles podem ajudar a manter o contato com seus clientes, mostrando a essência do seu produto ou do seu serviço. Fazer transmissões ao vivo, é outra forma de fortalecer a imagem da sua empresa. Depois, quando o cliente voltar a consumir, certamente se lembrará do seu produto. Vale a pena também dedicar um tempo para conversar em fóruns ou grupos específicos do seu segmento, mostrando sua opinião e expandindo assim seu networking.

Não está convencido de que novos conteúdos são importantes para a sua maca? Segundo estatísticas, a maioria dos profissionais de marketing online que acredita que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes.

Aproxime-se do seu público

Se você já possui uma empresa presente no mercado online, consequentemente já faz parte de uma comunidade. Procure usar esse seu tempo de inatividade como uma oportunidade para criar laços mais fortes com seu público, busque saber quais as necessidades dele e como você poderá ajudá-lo neste momento.

Se está no segmento de alimentação, por exemplo, consegue fornecer refeições para um serviço essencial que continua funcionando? Ou se atua na área educacional, existe algum programa que você pode oferecer gratuitamente, mesmo à distância, aos pais que desejam orientar as crianças que estão em casa? Se você for forçado a desacelerar neste momento difícil, faça algo produtivo utilizando seus recursos. Firmar laços mais fortes com a sua comunidade o posicionará para uma recuperação mais rápida quando as restrições de circulação diminuírem.

Concentre-se na necessidade dos seus clientes 

Quando os consumidores esvaziaram as prateleiras de álcool em gel para higienizar as mãos, o que algumas empresas que trabalham com produtos similares fizeram? Elas adaptaram sua produção para atender a essa demanda. Embora sua empresa possa não destilar álcool, você ainda poderá repensar os produtos e serviços que vende para atender às novas necessidades dos consumidores.

Muitos restaurantes, obrigados a fechar suas áreas físicas, reinventaram a forma de atuar reforçando seus serviços de “delivery” e também oferecendo cortesias para clientes que talvez não consigam comprar itens nos supermercados. Uma loja de roupas poderia montar kits com máscaras faciais, colaborando com a comunidade, assim como uma empresa da área financeira poderia orientar seus clientes a administrar ao máximo seu dinheiro durante a crise. Os verdadeiros empreendedores sabem que algumas das melhores ideias criativas decorrem de experiências essenciais e cotidianas. 

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