Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Estátua de João Lisboa será totalmente restaurada no Centro de São Luís

Monumento está localizado na praça que leva o nome do intelectual maranhense.

Estátua de João Lisboa será totalmente restaurada (Foto: A. Baeta)

A estátua de João Lisboa, localizada na praça que leva seu nome, no Centro Histórico, está em processo de total restauração, por iniciativa da Prefeitura de São Luís. O restauro do monumento integra o pacote de requalificação que ainda integra o Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno.

Todos os monumentos tradicionais do sítio arquitetônico – que contempla ainda o busto do frei Carlos Olearo e o tradicional relógio – estão passando por restauração e serão devolvidos aos seus locais de origem com suas características recuperadas.

A estátua de João Lisboa foi instalada no local há 102 anos, e agora passa por um processo de restauração que irá devolver suas características originais. A primeira das três etapas é a limpeza de todo o monumento para retirar a sujeira orgânica – decorrente do acúmulo de fezes dos pombos que vivem na região – e química – resultado do processo de oxidação do bronze, metal do qual é feita a estátua, a poeira e fuligem gerada pelo tráfego no entorno entre outros.

A estátua de João Lisboa foi instalada para comemorar o centenário do poeta e jornalista, que ocorreu em 1912. Um ano antes, no dia 26 de abril de 1911, os restos mortais de João Lisboa foram transferidos para o Largo do Carmo, onde foram enterrados no centro da praça, no lugar onde hoje está a estátua. Desde então, o escritor jaz no local.

No entanto, apenas em 1918 o monumento foi inaugurado, em 1º de janeiro, data que assinalava os oitenta anos da publicação do primeiro número da Crônica Maranhense. A estátua foi feita pelo artista francês Jean Magrou toda em bronze e com uma base de mármore e pelo tamanho e peso, está sendo restaurada no próprio local onde está fixada.

Carregando