Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Estrutura de prateleira se mostrou instável dias antes de desabar no Mix Mateus

Laudo da perícia que irá esclarecer as causas do acidente ficará pronto em 30 dias

(Foto: Reprodução)

Reportagem do programa Fantástico, nesse domingo, 04, mostrou que a estrutura de umas das prateleiras do Mix Mateus, no Vinhais, se mostrou instável dias antes de desabar em efeito dominó, no acidente ocorrido na última sexta-feira, 02, em São Luís.

As imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que as cinco prateleiras de dez metros de altura desabam umas sobre as outras. Oito pessoas ficaram feridas e uma jovem de 21 anos, identificada como Elane Rodrigues, funcionária do estabelecimento, não resistiu e morreu.

“A primeira prateleira que colapsou foi a número 3. Então, ela estava fazendo reposição na prateleira 4, de costas para a prateleira 3” declarou o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, explicando como Elane foi atingida durante o desabamento.

Um laudo está sendo produzido pelo Instituto de Criminalística, com base nas imagens das câmeras do circuito interno e na perícia feita no local do acidente. A investigação criminal está a cargo da Delegacia de Homicídios. A Promotoria do Consumidor e o Ministério Público do Trabalho também abriram inquérito.

Um inquérito do Ministério Público também vai apurar a denúncia de um funcionário do supermercado, que preferiu não aparecer na reportagem. Ele afirmou que uma das estantes foi trocada de lugar sem que fosse desmontada, o que teria deixado a estrutura instável, como mostra um vídeo, gravado na semana passada e que vai ser anexado ao inquérito.

O Superintendente de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia, Wesley Assis, analisou as imagens, e afirmou que o excesso de peso ou uma falha na montagem podem ter ocasionado tudo. A princípio, foi levantada a hipótese de uma empilhadeira ter batido na prateleira e provocado o desabamento, mas só a perícia, que deve ficar pronta em 30 dias, irá esclarecer de fato as verdadeiras causas do acidente.

Carregando