Seriados brasileiros devem ganhar mais espaço nos serviços de streamings em 2021

O que mais chama atenção nos novos seriados brasileiros é a diversidade nos temas escolhidos

Fonte: Da redação

As plataformas de streamings estão começando a investir cada vez mais em conteúdos produzidos no Brasil. Além de ser algo previsto em lei, o sucesso de algumas séries nacionais mostram que essas produções merecem mais espaço nos catálogos desses serviços. Isso é algo que vai acontecer em 2021, com a Netflix, a Prime Video e a Globoplay, além de outras, estreando novos seriados nacionais até o final do mês de dezembro. As temáticas são as mais variadas possíveis.

Com mais de 20 milhões de assinantes, a Globoplay é quem mais se destaca nesse quesito, principalmente por ser uma das poucas plataformas brasileiras disponíveis no mercado. Até o final de 2021, o objetivo da Rede Globo é lançar novas temporadas de algumas produções de sucesso. Séries como A Divisão, As Five, Arcanjo Renegado, Desalma e Sessão de Terapia devem ganhar episódios inéditos nos próximos meses.

Vale destacar também que estava previsto o retorno de uma nova temporada de Verdades Secretas, que foi um sucesso de audiência em 2015. Entretanto, os produtores decidiram adiar a estreia para 2022, ainda sem uma data definida. A expectativa para o retorno da novela, que deve se transformar em seriado, continua sendo alta, principalmente após a primeira temporada ter vencido o Emmy Internacional de Melhor Novela.

Contudo, não é só a Globoplay que vai produzir conteúdos nacionais. A Disney Plus, que estreou no Brasil em novembro do ano passado, confirmou que está produzindo cerca de 15 seriados brasileiros para a plataforma. Produções como Tudo igual…SQN e O Som e a Sílaba, que está sendo escrita por Miguel Falabella, prometem ganhar vida até o final deste ano, e deixar a plataforma com uma cara mais brasileira.

Temáticas nacionais

O que mais chama atenção nos novos seriados brasileiros é a diversidade nos temas escolhidos. Enquanto algumas produções focam em roteiros complexos de ficção, outras são totalmente focadas na realidade do nosso país. Esse será o caso dos conteúdos que vão estrear na Amazon Prime Video. Seriados como Manhãs de Setembro, Dom, Desjuntados e Criminal prometem fazer sucesso pelos temas cotidianos e interessantes que vão abordar.

A riqueza cultural do Brasil faz com que o país seja inspiração para diferentes conteúdos de entretenimento digital, e não estamos falando apenas dos seriados em plataformas de streamings. Por exemplo, o jogo Max Payne 3, da desenvolvedora Rockstar, tem como cenário a cidade de São Paulo. Uma das missões no jogo chama atenção por ser dentro de um estádio de futebol, e mostra a importância do esporte no país. Aliás, o futebol brasileiro também é usado como tema para slots machines dos principais sites de cassinos online. Como mostra o site VegasSlotsOnline as máquinas caça-niqueis virtuais possuem temas variados, principalmente para oferecer uma experiência mais dinâmica que o jogo na versão tradicional. Na categoria de slots com temática esportiva, o Brasil é lembrado muitas vezes pela força que tem no futebol mundial.

Folclore brasileiro

A Netflix não fica de fora dessa tendência, até por ser uma das plataformas mais importantes do país. Com quase 20 milhões de assinantes, o serviço tem colocado cada vez mais séries nacionais nos últimos anos. Recentemente, o sucesso de Cidade Invisível mostrou que essas produções dão resultados positivos. A série que possui como tema o folclore brasileiro  já ganhou até uma segunda temporada, que deve estrear até 2022.

Neste ano, o catálogo da Netflix deve ganhar algumas outras novidades. Temporada de Verão e Maldivas, que conta com Bruna Marquezine e Sheron Menezzes no elenco, são duas das séries mais aguardadas pelos brasileiros. Apesar de ainda não contarem com uma data oficial, até o final do mês de dezembro elas devem ganhar um espaço no catálogo da plataforma de streaming. Vale lembrar que Bom dia, Verônica e Sintonia, duas outras produções brasileiras, também devem ganhar novas temporadas em 2021.

As novelas do Brasil sempre foram consideradas as melhores do mundo, e algumas premiações mostram isso. Entretanto, no universo dos seriados, as produções nacionais ainda estão em busca de espaço. A expectativa é que, neste ano, as séries consigam se consolidar nas plataformas de streamings. Isso é algo positivo, pois além de fomentar a arte nacional, também abre espaço para que essas produções façam sucesso fora do país. Afinal, os catálogos da Netflix e da Disney Plus, por exemplo, são internacionais.

Fechar