Maranhão confirma primeiro caso de Covid-19 provocado por variante indiana

É o primeiro registro da cepa no Brasil, considerada como ‘preocupação global’ pela OMS

Fonte: Da redação

O governo do Maranhão confirmou o primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia. Ela foi identificada em seis dos 15 pacientes indianos que testaram positivo para a Covid-19. Um ainda se encontra em um hospital da rede privada em São Luís.

As 100 pessoas que tiveram contato com os infectados devem ser testadas, monitoradas e ficar em isolamento.

O governo do Maranhão informou no domingo que foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente, um homem de 54 anos, tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado.

Segundo as informações divulgadas no domingo, um teste já havia confirmado o diagnóstico, mas ainda não havia sido identificada qual cepa do coronavírus causou a doença. Uma amostra do vírus foi enviada ao Instituto Evandro Chagas para realizar o sequenciamento genômico.

A variante indiana B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global”.

— Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada [da variante indiana] — disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em Covid-19, em uma entrevista coletiva na semana passada.

Fechar