Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dicas para conservar melhor seu móvel

Ao adquirir um móvel novo para casa, o ideal é atentar para a durabilidade da mobília

Foto: Reprodução

Com o isolamento social a decoração da casa se tornou essencial, pois através dela que se pode criar um ambiente aconchegante, criativo e também desestressante. Ao adquirir um móvel novo para casa, o ideal é atentar para a durabilidade da mobília, pois nem sempre é possível trocar os móveis com frequência.

Nesse artigo você vai encontrar dicas para conservar melhor os seus móveis, mantendo a funcionalidade e a beleza, proporcionando também uma vida útil mais prolongada à mobília.

Preserve os móveis do contato direto com sol e umidade

Mesmo se tratando de um móvel de alta qualidade, com matéria-prima de primeira, expor ao sol diariamente pode danificar a mobília.

Isso acontece também com a exposição à umidade, principalmente, se a matéria-prima não tem uma proteção para esse tipo de situação.

O contato direto com o sol e umidade pode danificar a cor de tecidos desbotando-os, estufando o MDF, modificando a forma da peça e trazendo problemas como rachaduras, trincas, aberturas e mofo.

Sendo assim, mantenha o seu móvel longe do contato direto com a luz do sol ou água, preservando as condições climáticas extremas.

Não sobrecarregue o móvel

Uma das principais causas de móveis rachados e acidentes domésticos é a sobrecarga da mobília, pois, todo móvel, seja uma estante de madeira, um rack de tv ou sofá para sala, esses objetos possuem uma capacidade máxima de peso, caso exceda, a mobília poderá sofrer com o uso incorreto.

Por isso, é bem importante verificar se o móvel não está com muito peso nas prateleiras, isso pode mudar o formato da peça e ocasionar acidentes como a queda da prateleira.

Faça manutenções nos móveis quando necessário

Uma dica para conservar a aparência e funcionalidade dos móveis é fazer as manutenções quando necessário, como por exemplo, apertar os parafusos frouxos, colar as partes lascadas e sempre fazer a limpeza com produtos indicados.

Fazer a limpeza com produtos indicados é bem importante, isso evita que os materiais de limpeza danificam as peças corroendo a superfície, manchando ou rachando o móvel.

No entanto, caso o móvel esteja danificado, verifique a possibilidade de manutenção, contando com adesivos para consertos que são ótimos para manusear e aplicar em vários tipos de materiais, inclusive madeira.

Evite encostar os móveis na parede

Evitar encostar os móveis na parede pode prevenir o móvel do contato com mofo, odores ou cupins, pois, a distância da parede permite que o ar circule, mantendo-o fresco.

Portanto, procure deixar o móvel com pelo menos 7 cm de distância da parede, mesmo que sua casa não tenha problemas com umidade.

Conserve o móvel de acordo com o seu material

Para evitar danos na mobília, conserve a peça de acordo com as características do seu material, como por exemplo, os cuidados com os objetos pontiagudos e quentes que podem danificar.

Outra dica é impermeabilizar os sofás, prevenindo acidentes com comidas, bebidas e produtos corrosivos.

Além de conservar os móveis com algumas dicas práticas, aproveite a quarentena para decorar seu apartamento ou casa e veja como um ambiente pode acrescentar qualidade de vida para a sua rotina.

Carregando