Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Resiliência: a habilidade do futuro

Uma pessoa resiliente é aquela que não se deixa abater por uma situação difícil

Foto: Reprodução

Como você lida com as dificuldades que surgem na sua vida? Cada pessoa tem um jeito de enfrentar as situações que podem afetá-las. Algumas demoram algum tempo para superar o que passou, outras parecem nem ter sido afetadas. E há as que gostam de acreditar que sempre é possível recomeçar.

Mas deixar o passado para trás e ser feliz não é para qualquer um. Somente uma pessoa que tem muita resiliência é capaz de fazer isso com primor. Será que você é um desses indivíduos, que é capaz de viver a vida com otimismo e força? Descubra!

O que é ser uma pessoa resiliente?

Uma pessoa resiliente é aquela que não se deixa abater por uma situação difícil. Embora ela se sinta mal e, às vezes, precise pedir ajuda para enfrentar o que está acontecendo, ela sabe que nenhum mal é permanente.

Mesmo nos momentos mais desafiadores, um indivíduo resiliente tem a coragem de seguir em frente. Isso não significa que ele não sofra ou que não tenha sentimentos. Na verdade, é um indício de que ele consegue passar por algo ruim com a certeza de que isso não vai comprometer toda a trajetória dele.

Qual é o conceito de resiliência?

O significado de resiliência pode trazer um pouco de confusão, já que é um conceito da física, isto é, como uma ciência que se aplica a objetos pode servir também para explicar sentimentos? Entenda:

De acordo com a física, a resiliência é a capacidade que um objeto tem de voltar ao formato original dele, mesmo após sofrer uma pressão ou uma deformação. A seguir, veja como esse conceito se aplica às pessoas e quais são os exemplos dele!

O que é resiliência e exemplos?

A resiliência é um conceito da física que pode ser adaptado para falar sobre os sentimentos humanos. Mudando um pouco a explicação científica sobre esse termo, teríamos a seguinte frase: a resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de recuperar o bem-estar dela, mesmo após passar por uma situação ruim.

A partir dessa explicação, vamos aos exemplos. Na física, a resiliência está presente em um elástico, que consegue recuperar o formato original mesmo após ser esticado. Por outro lado, nos sentimentos humanos, a resiliência se mostra quando uma pessoa perde um ente querido e, apesar disso, consegue seguir em frente.

Viu só? Ainda que as explicações para resiliência sejam um pouco diferentes em cada caso, é possível associá-las a objetos cotidianos e a situações que enfrentamos ao longo da vida. Continue aprendendo mais sobre isso!

Qual é o sinônimo de resiliência?

Existem alguns sinônimos que podem ser associados ao conceito de resiliência. Se pensarmos no aspecto físico, “elasticidade” seria uma maneira de falar sobre essa propriedade que alguns objetos podem ter.

Ao falarmos sobre as emoções com as quais lidamos, no entanto, podemos interpretar que a resiliência é sinônimo de “superação”, “recuperação”, “resistência”, “força” e “invulnerabilidade”.

Todas essas características positivas que podem ser associadas a essa qualidade nos mostram o quanto a resiliência é importante para cada pessoa. No próximo tópico veja como essa capacidade pode ser aplicada ao seu cotidiano!

Exemplos de resiliência

A resiliência já faz parte da sua vida e talvez você não esteja conseguindo identificá-la, por isso atente-se aos exemplos que preparamos:

1) Facilidade para improvisar

Perante uma situação difícil, uma pessoa resiliente consegue improvisar e encontrar uma nova saída para o problema. No ambiente de trabalho, se algum plano dá errado, ela é aquela funcionária que já vai surgir com uma nova possibilidade, sem se prender ao que não funcionou.

2) Sem medo de críticas

A maioria da sociedade tem medo das críticas que pode receber, mas não uma pessoa resiliente. Isso porque ela sabe que esse feedback vai ajudá-la a melhorar e não tem a intenção de ofendê-la. Ao dizer algo errado e ser corrigida, por exemplo, essa pessoa não vai se abater, pelo contrário, vai aprender!

3) Compreensão dos próprios sentimentos

A resiliência permite que um indivíduo compreenda os próprios sentimentos com mais facilidade. Ela sabe quando está se sentindo mal e o que precisa fazer para melhorar, de forma a continuar desempenhando as próprias atividades. Em um relacionamento, depois de uma briga, uma pessoa resiliente diz o que está sentindo e busca maneiras de solucionar o conflito.

4) Otimismo

O otimismo é mais um exemplo de resiliência. Quando passamos por uma situação difícil, podemos acreditar que tudo vai dar errado, porém, com essa habilidade, respiramos fundo e pensamos que para tudo há uma solução, portanto se uma pessoa está bem mesmo após um evento negativo, com certeza ela é resiliente.

5) Facilidade para pedir ajuda

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. E os indivíduos resilientes sabem disso. Então se alguém está se sentindo muito mal e encontra dificuldades para seguir em frente, com a resiliência poderá buscar auxílio, afinal ninguém precisa ficar bem sozinho para ser considerado resiliente!

Levando em consideração as informações apresentadas sobre resiliência, compreendemos que essa capacidade é muito positiva na vida de uma pessoa. Com ela, podemos enfrentar os problemas com criatividade, com força e com união, deixando as nossas existências mais leves.

 

Carregando