Instagram passa a integrar NFTs

A popularidade dos NFTs explodiu nos últimos meses, fazendo com que eles fossem inseridos até mesmo nos jogos online

Fonte: Da redação
Fonte: Unsplash

O Instagram anunciou, neste mês, que iniciou testes na rede para que os usuários pudessem utilizar NFTs de maneira integrada à plataforma. Entre as funcionalidades, estão a possibilidade de exibir os NFTs no seu perfil – e comprovar a sua propriedade , além de compartilhar NFTs com outros perfis. 

Os criadores da rede asseguraram que não haverá cobrança para os usuários que realizarem essas transações. O CEO da empresa Meta (proprietária do Instagram e do Facebook), Mark Zuckerberg, anunciou ainda que funções semelhantes serão testadas no Facebook em breve.

O que são NFTs e o diverso mercado dos investimentos

Provavelmente você já ouviu falar sobre NFTs, mas talvez não entenda realmente como eles funcionam. NFTs são tokens não fungíveis (non-fungible token) verificados por blockchain — a mesma tecnologia das criptomoedas, por exemplo.

O significado de “não fungível” na economia é a unicidade e intercambialidade de um bem. Uma nota de 10 reais, por exemplo, é um bem fungível, pois se trocarmos por outra, continuaremos com o mesmo valor de 10 reais. Os NFTs, por sua vez, são bens únicos, não substituíveis. Isso explica por que os NFTs são tão atrativos no mercado de investimentos.

Corretoras de investimentos online disponibilizam plataformas que possibilitam e facilitam a transação de ativos financeiros, como os NFTs. Uma das plataformas mais conhecidas do mercado é a MetaTrader 4, mais conhecida como MT 4. Você pode encontrar a MetaTrader 4 para download grátis no site da Avatrade, uma corretora que já disponibiliza os ativos que você deseja investir. É dessa forma que os investidores escolhem os NFTs que irão comprar e os negociam com outros investidores em mercados futuros.

Fonte: Unsplash

Tipos de NFTs

Se olharmos para o vasto universo digital, podemos arriscar dizer que tudo pode se transformar em um NFT  até mesmo um tuíte pode ser vendido, e o seu valor é milionário. Arte, música, games, itens colecionáveis  praticamente tudo que pode ser reproduzido digitalmente pode se tornar um NFT.

A arte é a forma mais antiga e mais conhecida desse ativo. Foi uma forma que muitos artistas encontraram para vender suas obras de maneira online, como se fossem físicas. Atualmente, grande parte dos NFTs mais caros do mundo são obras de arte. Um dos NFTs mais caros que existem é a obra Everyday’s: The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple. 

Superando a obra de Beeple está apenas um NFT, o mais valioso do mundo. Trata-se do The Merge, uma série de NFTs mesclados. O token possui 28.983 donos, e ao todo vale 91,8 milhões de dólares. O criador do The Merge, Pak, se tornou o artista vivo com a obra mais valiosa da história.

A popularidade dos NFTs explodiu nos últimos meses, fazendo com que eles fossem inseridos até mesmo nos jogos online  é possível comprar itens de jogos como NFTs. Esses itens estão dentro dos jogos: são os personagens, as skins, as casas dos personagens, armamentos e munições que o jogador utiliza etc.

A evolução dos NFTs não deve parar tão cedo. A empresa Meta também está trabalhando na criação de NFTs tridimensionais, com a tecnologia de Realidade Aumentada (AR). Isso deve ser integrado ao Instagram futuramente, já que o software Spark AR será o primeiro a ter compatibilidade com os stories do Instagram.

Fechar