World Travel Awards premia o melhor da indústria do turismo na América do Sul

Criado em 1993, o World Travel Awards seleciona anualmente as melhores companhias aéreas, hotéis, destinos e outros diversos setores do turismo

Fonte: Da redação

Em sua 29ª edição, o World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo”, reconheceu as principais marcas de viagens, turismo e hospitalidade da América do Sul. O anúncio foi feito durante o evento anual da WTA, em Montego Bay, na Jamaica, em 1º de setembro de 2022.

O Brasil foi premiado como “Melhor Destino da América do Sul para Cruzeiros” e “Melhor Destino de Viagens para Jovens”. Estima-se que a última temporada de cruzeiros no Brasil movimentou mais de R$ 1,08 bilhão. Além disso, foram ofertados 193.927 leitos, em cinco navios, 56 roteiros e 183 paradas em destinos nacionais.

No quesito “viagem para jovens”, de acordo com o último levantamento do Ministério do Turismo, o número de jovens estrangeiros viajando pelo Brasil no período pré-pandemia representou quase um terço do total de turistas internacionais. Entre os destinos mais buscados por este público estão os de lazer, gastronômicos e de aventura, em cidades como Gramado, no Rio Grande do Sul; Porto Seguro, na Bahia; Rio de Janeiro (RJ); e Salvador (BA).

O Rio de Janeiro recebeu o título de “Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul. A capital fluminense foi condecorada pela terceira vez consecutiva e é reconhecida por abrigar os principais eventos esportivos internacionais. A cidade também possui inúmeras opções para turistas que procuram destinos para a prática de algum tipo de esporte.

Ao todo, 11 categorias foram reconhecidas no Brasil na edição do WTA 2022, mostrando as marcas que se destacaram no último ano.

Outros países que se destacaram no WTA sul-americano

No ranking geral, a Colômbia liderou os países sul-americanos com mais prêmios. Ao todo, o país levou 14 títulos em categorias como aeroportos, hotéis de luxo, novos hotéis, destino cultural, destino de lua de mel, destino de festivais, entre outros.

Entre os destinos que se destacaram na premiação estão San Andrés, Medellín, Bogotá, Cali, Barranquilla e Cartagena. Sendo San Andrés o principal destino de praia da América do Sul; Medellín como o principal destino turístico emergente da região; Bogotá como o principal destino de negócios; Santiago de Cali como a principal cidade cultural; Barranquilla como o principal destino de festivais e eventos; e Cartagena como o principal destino para recém-casados ​​da América do Sul.

Por sua vez, a ProColombia, entidade gestora internacional do turismo, com outras participações em exportações e investimentos estrangeiros, foi reconhecida como a principal agência de promoção da região.

A versão sul-americana do World Travel Awards concedeu três prêmios ao Chile, “Melhor Destino da América do Sul”, “Melhor Destino de Turismo de Aventura” e “Melhor Destino Romântico”, confirmando que o país continua no topo do Continente.

Esta é a segunda vez que o país andino conquista o prêmio de Melhor Destino da América do Sul, superando destinos de destaque como Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Peru, entre outros destinos da região.

Da mesma forma, conquistou pela quinta vez o prêmio de país mais romântico da região pelo imenso deserto do Atacama, que se estende ao norte do país, entre as regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá, Antofagasta, Atacama e Coquimbo, e que é considerada a mais seca do mundo, com paisagens lunares que mais se parecem com filmes de ficção. Também é a oitava vez que leva o prêmio de destino de aventura.

Na Argentina
, a atenção e o serviço dos hotéis cresceram e se diferenciaram – o World Travel Award premiou o trabalho do Gran Meliá Iguazú. Além das instalações de alto nível, o hotel atrai os visitantes por oferecer uma experiência única de se hospedagem em um hotel com localização privilegiada: o mais próximo de uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo – as Cataratas do Iguaçu.

Já o Peru se destacou como melhor destino gastronômico da América do Sul, se posicionando como um dos países mais ricos a nível gastronômico, segundo o World Travel Awards 2022. O país também levou o prêmio nas categorias “Melhor Destino Cultural”, com a antiga cidade inca, Machu Picchu, e “Melhor Atração Turística”.

A Latam Airlines foi reconhecida como a principal empresa aérea da América do Sul no World Travel Awards 2022. A companhia chileno-brasileira lidera os mercados do Chile e Brasil em número de passageiros transportados.

O prêmio

Criado em 1993, o World Travel Awards seleciona anualmente as melhores companhias aéreas, hotéis, destinos e outros diversos setores do turismo. Hoje, a marca é reconhecida mundialmente como o maior selo de excelência do setor. Os votos para a escolha dos vencedores são dados por executivos qualificados que trabalham com viagens e turismo e por consumidores de viagens cadastrados.

Fechar