O Janeiro Branco é o mês dedicado à conscientização da saúde mental. Sempre preocupado com o bem-estar dos pacientes, funcionários e colaboradores, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa) promoveu atividades para reforçar os cuidados com a vida e o qeuilíbrio emocional
O objetivo principal da ação é frisar a importância dos compromissos com a saúde mental, por meio de práticas e uma rotina que priorize o autocuidado. O mês de janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes, é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.
A palestra sobre o Janeiro Branco foi ministrada pela Psicóloga do HTO, Fraciane Fereira, que ressaltou a importância de cuidar da saúde mental, fator a ser tratado como uma prioridade na vida de todos.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
A pandemia de covid-19 contribuiu ainda mais para o agravamento deste quadro. Fatores como a mudança na rotina, o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas, bem como a readaptação no processo de retorno às atividades aumentaram o sofrimento mental. Desta forma, falar de saúde mental torna-se imprescindível.
O HTO é referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade. A unidade de saúde completou cinco anos de funcionamento em 2022, contabilizando mais de 17 mil cirurgias realizadas e 79 mil consultas.