SÃO LUÍS – O projeto Sesc Musicar une educação musical e inclusão social ao oferecer cursos de instrumentos e prática de conjuntos voltados para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade econômica e risco social. As vagas para a edição 2023 nas modalidades iniciação e aperfeiçoamento musical para a prática de banda já estão abertas e são destinadas a adolescentes e jovens com idade entre 14 a 24 anos. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo link https://forms.gle/qq9wsVVHhq35qjZt5 até o dia 5 de fevereiro. O resultado final será publicado no site www.sescma.com.br no dia 09/02.
O Sesc Musicar oferece turmas gratuitas nos instrumentos saxofone (08 vagas), trombone (03 vagas), flauta transversal (04 vagas), trompa (02 vagas), trompete (04 vagas) e violão (10 vagas).
Os pré-requisitos para inscrição são ser preferencialmente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes de comerciário e ser estudantes da rede pública de ensino, além de ter seu próprio instrumento musical.
As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 18h, em formato presencial, a partir do dia 04/03, na Rua do Passeio, nº 573 – Centro. A aula inaugural acontecerá no dia 18/02, às 14h, no Sesc Turismo, localizado na Avenida São Carlos, s/n, Bairro Olho D’água.
A música como instrumento de transformação social
A música tem o poder de ampliar os sentidos e abrir portas para novas oportunidades. Os benefícios do ensino musical vão além da possibilidade de profissionalização, sendo um poderoso instrumento de transformação individual e de desenvolvimento de crianças e jovens. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 1900 alunos reescreveram suas histórias com o Sesc Musicar.
Iniciado em 2006, no Sesc Musicar os alunos são motivados a desenvolver o seu potencial, adquirir valores que favoreçam o seu crescimento e tenham um impacto positivo em suas vidas em sociedade. Além das turmas de 14 a 24 anos, o Sesc também ministra aulas de canto coral infantil, cavaquinho, flauta doce, violino e violão na comunidade Vila Nova para crianças de 7 a 15 anos.
Vários jovens egressos do projeto atualmente estudam música a nível superior no Maranhão e em outros estados, e são músicos profissionais, apresentando-se em eventos locais importantes e participando de grupos de cultura popular do Maranhão. Mesmo os que não seguiram a carreira musical declararam que a vivência no projeto foi fundamental em suas trajetórias, um grande aprendizado que se estendeu a outras áreas da vida.
E 2022 foi um ano de conquistas para os alunos do Sesc Musicar que comemoram ao lado dos professores a aprovação em seletivos e concursos: Aeronáutica (2 alunos selecionados), Concurso da Guarda Municipal (5 selecionados), Escola de Música do Estado do Maranhão (20 alunos nos cursos fundamental e técnico), Uema (5 selecionados), Ufma (10 selecionados) e Exército (selecionado para cabo músico), além da conquista da 1ª e 2ª colocação no Concurso de Choro da Estação do Choro pelos alunos Jahi Seguins e Alice Maria Chagas.