O primeiro mês do ano é voltado para a campanha de conscientização e cuidado com a saúde mental. Para celebrar o Janeiro Branco, colaboradores das Residências Terapêuticas (unidades gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde – INVISA) participaram de uma programação especial, com palestra e café da manhã, nessa segunda-feira (30).
Bruna Santana, coordenadora da Residência Terapêutica 1, localizada no bairro do Monte Castelo, explicou que, apesar desse zelo ser importante em qualquer época, as pessoas tendem a ter um olhar mais introspectivo durante o primeiro mês do ano, período marcado por decisões significativas, início de projetos e mudanças de vida.
“O Janeiro Branco é uma iniciativa que estimula a compreensão sobre os riscos dos danos emocionais. A campanha visa estimular a prevenção de problemas como estresse e ansiedade, salientando a importância dos cuidados com a saúde mental”, disse a coordenadora.
O Estado do Maranhão mantém três residências terapêuticas em São Luís, coordenadas por Bruna Santana (Residência I), Isys Sequeira (Residência II) e Alex Mendes (Residência III)
As moradias são destinadas a pessoas que foram abandonadas pela família no Hospital Nina Rodrigues. As residências estão localizadas no bairro Monte Castelo e abrigam dez acolhidos, cada. Os moradores têm convívio normal e seguem acompanhados por uma equipe multidisciplinar.