Será que o Botafogo conseguirá manter o título do Brasileirão?

O Campeonato Brasileiro Série A está se aproximando rapidamente da metade do campeonato e o Botafogo tem sido a surpresa

Fonte: Da redação

O Campeonato Brasileiro Série A está se aproximando rapidamente da metade do campeonato e o Botafogo tem sido a surpresa até agora na campanha de 2023. A equipe do Rio de Janeiro não ganha o título da primeira divisão brasileira desde 1995 e não se esperava que desafiasse times como Flamengo e Palmeiras pelo troféu este ano – de acordo com a casa de apostas Betfair.

No entanto, depois de 16 semanas de jogos, o Fogo está voando alto no topo da tabela e não mostra sinais de que vai parar, pois quer acabar com a espera de quase 30 anos pelo terceiro título do Brasileirão. No momento em que este artigo está sendo escrito, o Botofoga tem 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio (que tem um jogo a menos) e certamente será difícil de ser parado nesse estágio. 

No entanto, coisas mais estranhas já aconteceram e ainda há um longo caminho a percorrer até o final da temporada, em dezembro. No momento, também não está claro como a saída de Luis Castro afetará o restante da campanha do Botafogo. 

O técnico português foi o grande responsável pelo sucesso da Estrela Solitária nos últimos tempos, levando o time ao primeiro título da Taça Rio em 10 anos com uma vitória por 4 a 3 no placar agregado sobre o rival Flamengo na final em abril. 

No entanto, a atração financeira da crescente Liga Profissional Saudita está sendo demais para jogadores e dirigentes recusarem, já que ele foi nomeado técnico do Al-Nassr no início deste mês. Para Castro, o lucrativo salário anual de 7,5 milhões de euros deve ter sido maior do que a conquista do Brasileirão com o Botofoga.

No entanto, talvez não se trate apenas de dinheiro para o experiente treinador de 62 anos. É uma chance para ele trabalhar com o compatriota Cristiano Ronaldo e, segundo consta, o pentacampeão da Bola de Ouro desempenhou um papel importante na contratação de Castro pelo Al-Nassr – onde ele também dirigirá o jogador brasileiro Alex Telles, que recentemente se transferiu do Manchester United para o time saudita após uma passagem fracassada pelo Old Trafford.

O homem agora encarregado de garantir que as esperanças de título do Botafogo permaneçam no caminho certo é Bruno Lage. O também português venceu a Primeira Liga com o Benfica em 2018-19 e foi rapidamente contratado pelo Wolverhampton Wanderers, da Premier League inglesa, em junho de 2021. Ele foi demitido pelo Wolves em outubro, depois de uma passagem sem brilho no comando do Molineux Stadium, onde venceu apenas 37% dos jogos que disputou. 

Lage ainda não conseguiu uma vitória em seus dois jogos no comando do Fogo até o momento, empatando em 1 a 1 com o Patronato, da Argentina, no jogo de volta da Copa Sul-Americana, para avançar às oitavas de final – onde enfrentará o Guarani, do Paraguai – antes de conseguir um empate em 2 a 2 com o Santos em seu primeiro jogo no campeonato.

O Botafogo talvez se considere sortudo por ter saído daquele jogo no Estádio Urbano Caldeira com um ponto, já que estava perdendo por dois gols para o Santos, mas os gols de Tiquinho Soares e Adryelson no final da partida empataram o placar em 2 a 2. 

Um técnico pode levar algum tempo para se adaptar a uma nova função, especialmente em uma liga com a qual não está familiarizado, como o Brasileirão. Felizmente, o Botafogo tem a vantagem de estar no topo da tabela para permitir esse período de adaptação. No entanto, os torcedores esperam que o Fogo possa encontrar seu ritmo sob o comando de Lage o quanto antes, pois a pressão começará a aumentar e as perguntas serão feitas pelos especialistas que representam a Betfair Brasil no YouTube

É difícil dizer, a essa altura, qual será o impacto da saída de Castro nas esperanças de título do Botafogo, mas ainda há uma boa chance de o time se manter e vencer o Brasileirão assim que Lage se recuperar.  

Fechar