A 1ª vara criminal da Comarca de Açailândia condenou José Antônio Costa Silva, vulgo ‘Zezé’, acusado de ter contratado homens para matar a própria esposa, Célia Barbosa Costa Silva, em fato ocorrido no dia 16 de março de 1996. Ao final, o conselho de sentença optou pela culpabilidade do réu, que recebeu a pena de 18 anos e 8 meses de prisão.
Na data do crime, José Antônio teria convidado a esposa para passear e, depois de convidá-la para irem ao motel, foram abordados por três pistoleiros previamente contratados para executar a vítima.
Conforme apurado pela polícia, o motivo seria o fato de o denunciado ter um caso com outra mulher e, para viver com a amante, planejou livrar-se da esposa. Conforme a denúncia, todo o fato foi planejado uma semana antes, e ‘Zezé’, contou com o apoio de Hildo Gonçalves dos Santos, que teve a missão de contatar os pistoleiros.
Os dois teriam entrado em contato com uma terceira pessoa, de nome Ismael, que cobrou 6 mil para fazer o ‘serviço’. Por vezes os homens estariam na cidade para executar o plano, mas sempre esbarravam em algum entrave, chegando à conclusão de que o próprio ‘Zezé’ poderia facilitar a missão, entregando a esposa para eles, o que acabou ocorrendo próximo à subestação da CEMAR.
A vítima foi encontrada somente dias após o delito, dentro de um matagal, atingida por três disparos de escopeta. O próprio denunciado confessou todo o plano, alegando que, caso desse certo, viveria com a amante. Este júri foi pela 1ª Vara Criminal.