CECGP celebra 10 anos com palestra sobre o STF e exposição do movimento de rua de junho de 2013

Evento terá início às 16h, no auditório da SVT Faculdade, no São Francisco.

Fonte: Da Assessoria

Será aberto nesta sexta-feira, às 16h, no auditório da SVT Faculdade (bairro do São Francisco), o evento comemorativo dos 10 anos de instalação do CECGP – Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, fundado em outubro de 2013, ano em que o país foi surpreendido com um inusitado movimento de rua no qual, segundo o Datafolha, 84% das pessoas não tinham filiação a nenhum partido político.

Constitucionalista José Cláudio Pavão Santana: O STF e o seu protagonismo na política (Foto: Divulgação)

O Centro, naquele ano, trouxe a São Luís o cientista político Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília, para falar sobre a dinâmica daqueles acontecimentos, em seminário que levou o nome de “O Clamor das Ruas e a Reforma Política”.

A realização daquele encontro teve o apoio da UEMA e da UFMA, através do seu programa de Mestrado em Direito. Hoje, o CECGP contará com uma palestra do Constitucionalista e pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, José Cláudio Pavão Santana, sobre o tema “O STF e o seu protagonismo na política brasileira”, além do lançamento de obras jurídicas e exposição alusiva a junho de 2013.

Também serão homenageados professores e professoras que nos últimos dez anos se destacaram na docência, na produção acadêmica ou na área jurídica, bem como no setor Administrativo estatal.

O professor e advogado Sergio Tamer lembra que nesse período de 10 anos, nada menos que 8 turmas de mestrado em Ciências Jurídico-Políticas foram formadas pelo CECGP, em formato interinstitucional, com a Universidade Portucalense, além de dezenas de cursos de especialização, encontros e seminários.

Tamer acrescentou que, a par dessas realizações, o Centro “vem promovendo estudos e pesquisas sobre o caráter, evolução e funcionamento dos sistemas sociais, políticos, constitucionais e administrativos, tanto em sua dimensão nacional como internacional”.

O movimento de rua que sacudiu o Brasil em junho de 2013 em exposição no CECGP (Foto: Divulgação)

O dirigente destacou, ainda, que o CECGP “pretende contribuir para uma valoração democrática que resguarde os princípios essenciais da Constituição e dos direitos humanos, e ofereça uma resposta eficaz para a inquietação dos cidadãos neste primeiro quartel do século 21”.

A exposição sobre o movimento de 2013 ficará aberta à visitação de estudantes e profissionais das ciências humanas e sociais a partir de hoje e durante todo o mês de novembro, na Rua Edmundo Calheiro 606, Ed. Cidade de São Luís, no São Francisco.

Fechar