São Luís recebe o espetáculo “China: arte e magia” neste sábado, 18

A entrada é gratuita

Fonte: Com informações da assessoria
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A beleza e magia da cultura chinesa chega a São Luís com o espetáculo “China: arte e magia”, que acontece neste sábado, 18, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

O espetáculo, com apresentação única, tem o apoio do Governo do Maranhão. Com duração de aproximadamente 75 minutos, a apresentação pode ser vista por crianças a partir dos 7 anos.

Desta vez, o tema que norteia o aclamado espetáculo, com passagens por países como Estados Unidos, Colômbia, Polônia, Indonésia, Equador e Eslováquia, é: “Meus amigos chineses e eu”.

Durante a apresentação, o público ludovicense poderá conferir exibições de artes marciais, danças do dragão e do leão, danças clássicas e folclóricas, bem como apresentações de músicas tradicionais, cantos folclóricos, demonstrações de caligrafia e desfiles de hanfu e qipao (trajes tradicionais chineses), entre outras atrações. O espetáculo também acompanha a trajetória de estudantes em intercâmbio na China e suas respectivas relações com a cultura tradicional daquele país.

Ao todo, são 10 apresentações que mostram a riqueza e a diversidade da cultura chinesa. O espetáculo é aberto com a performance “O voo do dragão numa era de prosperidade”. O dragão é um símbolo da nação chinesa, representando nobreza, bravura e boa sorte. Originária da China antiga, a dança evoluiu ao longo de milênios. A sintonia entre os seres humanos e o dragão, mesclando força e graça, ecoa a filosofia chinesa.

Em seguida a apresentação “Porcelana Azul-e-Branca” reunirá música folclórica, dança, exibição de hanfu e caligrafia. A arte marcial chinesa aparece no ato “Wudang”. Evocando a beleza da paisagem do país, a performance vocal feminina “A fragrância do riacho” promete emocionar os espectadores. Uma das tradições nômades mongóis está presente em a “Corrida de cavalos”.

Abrindo a segunda metade do espetáculo, a apresentação a “Fronteira entre dois reinos” resgata as batalhas épicas que ocorreram na China antiga. A dança tradicional chinesa compõe a apresentação “Ode à tangerina”.

O intercâmbio entre as culturas chinesa e brasileira é o tema de uma apresentação musical que performa, em português, duas canções do Brasil: “Se essa rua fosse minha” e “Não precisa”.

O perfil heroico do povo chinês está na apresentação de dança marcial “Herói”. Encerrando a noite, está “O salto do leão”. A dança do leão é uma atividade de entretenimento tradicional com uma longa história na China. A encenação combina artes marciais, dança, tecelagem, bordado, pintura e música. Esse componente emblemático do patrimônio cultural chinês exige um alto nível de habilidade técnica.

Fundada em 1995, a equipe de dança do leão da Universidade de Hubei ganhou diversos prêmios e já foi aplaudida em várias partes do mundo, como Estados Unidos, Polônia e Indonésia, e será vista agora em São Luís.

O espetáculo “China: arte e magia” celebra e divulga a magia da cultura chinesa no Brasil e é realizado pela Companhia Three Tours, da cidade de Wuhan, província de Hubei. A apresentação volta ao país como uma das atrações da agenda comemorativa do 15º aniversário do Instituto Confúcio na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fechar