Às vésperas do Réveillon, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou um laudo indicando que, dos 22 pontos monitorados nas praias da Grande São Luís, apenas o trecho ao lado do Espigão, na Praia da Ponta d’Areia, não é recomendado para banho.
O relatório destaca que a ocorrência de chuvas pode afetar a qualidade da água, aumentando o carreamento de matéria orgânica para os mares. Com o aumento do fluxo de turistas nas praias, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensifica os esforços para prevenir afogamentos.
Recomendações incluem moderação no consumo de álcool, permanência em profundidades seguras e cuidados especiais com crianças. Além disso, o aplicativo Praia Segura SLZ fornece informações sobre locais de risco, dicas de segurança e permite que os usuários solicitem ajuda e acionem os guarda-vidas ou o Ciops via WhatsApp.
Em caso de acidentes, a população pode solicitar assistência nos postos do Batalhão de Bombeiros Marítimo ou pelos canais de emergência, como 193, 190 e 192.