São Luís: Divulgada última pesquisa do ano para as eleições de 2024

Foram entrevistadas 800 pessoas, entre sexta-feira (29) e sábado (30), em todas as zonas eleitorais da capital maranhense

Fonte: Assessoria

O Instituto Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO) divulgou, neste domingo (31), a sua segunda pesquisa em São Luís, e última do ano que apura a preferência dos eleitores ludovicenses para mostrar possíveis cenários na disputa das eleições municipais de 2024. Os dados são exclusivos do portal do Jornal Pequeno.

A nova sondagem foi realizada entre sexta-feira (29) e sábado (30), com 800 pessoas sendo entrevistadas, em todas as zonas eleitorais da cidade. A amostra atinge um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para os resultados.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados declaram intenção de voto sem que nenhum nome tenha sido apresentado, os indecisos continuam sendo a maioria na capital maranhense: somam 36,3% que não sabem ou não responderam, além de 12,8% que votariam nulo ou branco.

Outros 28,5% declararam voto no atual prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato à reeleição. O deputado Duarte Júnior (PSB) foi citado por 12,0% dos eleitores; o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido) por 4,1%; os deputados Wellington do Curso (sem partido) por 2,4%; Neto Evangelista (União Brasil) por 1,9% e Dr. Yglesio (PSB) por 0,8%.

O ex-vereador Fábio Câmara (PDT) aparece com intenção de voto de 0,3% na pesquisa espontânea para a eleição de 2024 em São Luís. Assim como Fábio, outros nomes aparecem com 0,9% dos votos.

Estimulada

A sondagem estimulada – na qual são apresentadas opções para escolha – mostra que a preferência entre os eleitores ludovicenses questionados está entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB). De acordo com o levantamento, Braide aparece com 36,5%, seguido por Duarte, com 26,0%.

Em seguida, tecnicamente empatados, estão Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido), com 8,1%, e Wellington do Curso (sem partido), 8,0%. Abaixo de 5% na pesquisa para 2024 na capital maranhense estão Neto Evangelista (União), com 5,1%, seguido por Dr. Yglesio (PSB), com 4,0%. Fábio Câmara (PDT) aparece com 1,0% e Diogo Gualhardo (Novo) foi citado por 0,3%. Outros 6,6% responderam branco/nulo e 4,4% não souberam responder.

Rejeição

A pesquisa realizada pelo Instituto EPO também avaliou o índice de rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís para as eleições do próximo ano. Entre os nomes questionados, o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior foi apontado como o mais rejeitado, somando 24,0% das respostas negativas.

Questionados sobre “em quem não votariam de jeito nenhum” pelo instituto, em segundo lugar, figura o atual prefeito Eduardo Braide, com uma rejeição de 14,3%. Na sequência, o deputado estadual Wellington do Curso obteve 10,5% de rejeição entre os entrevistados.

Os pré-candidatos com menores índices de rejeição, abaixo dos 10%, foram Duarte Júnior (7,3%) e Dr. Yglesio (7,0%); Neto Evangelista (5,4%), Diogo Galhardo (4,85%) e Fábio Câmara (3,5%). A pesquisa revelou que 10,0% dos eleitores não rejeitam nenhum dos nomes, enquanto 13,2% não souberam responder ou não responderam à pergunta.

Apoio da Câmara

O instituto também fez uma avaliação sobre a Câmara Municipal e ouviu pela primeira vez a opinião dos eleitores ludovicenses em relação ao peso da Casa na disputa municipal.

Nesse cenário, o levantamento mostrou que 61,3% dos entrevistados consideram o apoio do Legislativo como fundamental para eleger o prefeito. Outros 21,5% disseram discordar e 13,5% ficaram neutros ou indiferentes em relação ao questionamento, enquanto 3,7% não souberam responder ou não responderam à pergunta.

Vereadores mais citados

A amostragem realizada pela EPO também ouviu eleitores da capital sobre seus votos para vereador. Nesse cenário, a consulta foi espontânea, com os entrevistados citando nomes de sua preferência sem a apresentação de uma lista.

Ao serem perguntados “se as eleições fossem hoje em que votaria para vereador”, de acordo com os entrevistados, Marcelo Poeta – que já assumiu em duas oportunidades nesta legislatura – é o nome mais lembrado da capital maranhense, citado por 1,9% dos entrevistados.

Na sequência, aparece o vereador Beto Castro, com 1,5% das citações, seguido por Marquinhos, citado por 1,4% dos entrevistados. Astro de Ogum e Paulo Victor despontam com 1,3%, enquanto Chaguinhas e Raimundo Penha surgem com 1,1%.

Em seguida, aparecem Nato Júnior e Silvana Noely, com 0,9%. A lista dos mais citados inclui ainda Andrey Monteiro, Alex Paiva e Concita Pinto, com 0,8%; Edson Gaguinho e Karla Sarney, com 0,6%. Domingos Paz, Marcial Lima, Coronel Ivaldo, Kenaz Cristian, Rosana da Saúde, Sérgio Araújo e Umbelino Júnior, aparecem com 0,5%. Enquanto Cezar Bombeiro, Aldir Júnior, Álvaro Pires, Daniel Oliveira, Marlon Botão, Ribeiro Neto e Samuel Sá Filho, figuraram com 0,4%.

A lista também inclui Antônio Garcez, Armando Costa, Dr. Gutemberg Marcos Castro e Pavão Filho, com 0,3%. Por fim, Foca, Katia Lobão, Dra. Sônia Sousa, Octávio Soeiro, Chico Carvalho, Genival Alves e Thiago Freitas, surgiram com 0,1%. Quatro dos atuais parlamentares não foram citados e 19 ex-vereadores ainda são lembrados pela atuação do mandato.

Fechar