Na última semana foi apresentado ao Governo do Maranhão, pela empresa State Grid e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um projeto para construção da primeira linha de energia 100% renovável, que vai ligar o município de Graça Aranha, no Maranhão, ao estado de Goiás.
Na ocasião, foi informado que a construção deve gerar mais de 9 mil vagas de emprego devem ser criadas apenas no Maranhão. O governador Carlos Brandão solicitou que toda a mão de obra empregada no empreendimento seja de maranhenses.
“Em reunião com a State Grid, empresa chinesa que vai investir R$ 18 bilhões no Maranhão, a partir do Leilão de Transmissão de Energia realizado pela Aneel, demos início ao projeto, que irá promover grande crescimento econômico e geração de emprego e renda em nosso estado. Vamos aliar desenvolvimento e preservação ambiental com a construção da primeira linha de transmissão 100% renovável no Maranhão”, assinalou o governador.
Sun Peng, CEO da State Grid, destacou que este é o projeto mais importante da China fora do país. “O projeto que será executado em Graça Aranha é um dos maiores já realizados no Brasil pela State Grid Brazil Holding, que já investiu mais de R$ 33 bilhões no país. Estamos aqui apresentando o projeto para o Governo do Maranhão, gerando oportunidades de investimentos. No futuro, o estado do Maranhão pode se tornar um dos mais ricos do Brasil”, explicou.
Assim que disponíveis, as vagas de emprego serão divulgadas no site da State Grid, que pode ser acessado clicando AQUI.
Leilão
O lote arrematado pela State Grid é o maior já leiloado pela Aneel. Ele é composto por linhas de transmissão com extensão de 1.513 quilômetros localizadas nos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. O projeto também inclui a construção das subestações conversoras 800kv Graça Aranha e Silvânia.
A Linha de Transmissão Graça Aranha-Silvânia e as conversoras de Graça Aranha e Silvânia, além de outros trechos de LTs de 500 kV e equipamentos de compensação síncrona, têm a função de fortalecer todo o sistema energético, ajudando a garantir que as demandas de carga sejam suprida por qualquer ponto de geração em todo o país.