O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde – INVISA – promoveu o curso de Treinamento Avançado em Ressuscitação Cardiopulmonar Intra-hospitalar.
A capacitação Interna da equipe multidisciplinar no atendimento em Parada Cardiorrespiratória do HTO São Luís contou com 4 aulas ministradas em 3 dias consecutivos, sendo um dos dias em dois horários, para atingir o máximo de profissionais.
O curso visa aprimorar as habilidades e conhecimentos essenciais para a realização eficaz de PCR (Parada Cardiorrespiratória) no ambiente hospitalar.
Entre os objetivos do curso está a revisão de diretrizes atuais para a realização de RCP de alta qualidade, tTreinar a equipe na utilização de dispositivos e técnicas avançadas de ressuscitação e pPromover a integração e a coordenação entre os diversos profissionais durante uma emergência. As aulas ainda visam aumentar a taxa de sucesso nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
O curso foi oferecido pelos médicos Luciana Sousa (Coord. Médica), Manuela Sousa (Médica) e Daniel Geovane Souza (Médico), ambos profissonais do HTO.
A ação contou com apoio de Priscila Pereira (Coord. Equipe Multi), Rosinete Ferreira (Coord. Enf. UTI) e Marta Gonçalves (Coord. Geral de Enf.), além de participação do NEP-HTO e Faculdade CEUMA.
O público-alvo da ação foram médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde envolvidos no atendimento de emergências intra-hospitalares.
O HTO de São Luís dispõe de 46 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os serviços de cirurgias mais realizados estão o de ombro e cotovelo, joelho, quadril, mão, pé e tornozelo, trauma, ortopediatria e bucomaxilos.