Governo do Estado acelera atendimento por cirurgias no Maranhão

Foram realizados cerca de 270 atendimentos nas unidades da rede estadual de saúde nos municípios de São Luís, São Mateus, Pedreiras, Timon, Açailândia e Bacabal.

Fonte: Governo do Estado
Cirurgia no Hospital Aquiles Lisboa (Foto: Bruno Wallace
Com o programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda, o Governo do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (3), nova etapa de mutirões simultâneos de cirurgias em unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram realizados cerca de 270 atendimentos nas unidades da rede estadual de saúde nos municípios de São Luís, São Mateus, Pedreiras, Timon, Açailândia e Bacabal.Os atendimentos ocorrem em São Luís, no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Aquiles Lisboa, Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de São Luís e Hospital da Ilha; e no Hospital Regional de São Mateus; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; Hospital Regional Kleber Branco, em Pedreiras; Hospital Regional de Açailândia, e o Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos, em Bacabal.

Em São Luís, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a realização de cirurgias pediátricas no Hospital Dr. Juvêncio Mattos. As cirurgias gerais beneficiaram cerca de 20 crianças de crianças de 0 a 14 anos. Foram feitos procedimentos para tratamento de hérnia, fimose, freio lingual e outros.

“Com o programa Aqui a Fila Anda, estamos avançando com as cirurgias no estado, conforme preconizado pelo governador Carlos Brandão. Aqui, no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, os nossos pacientes também estão sendo bem cuidados e assistidos pelos profissionais da nossa rede estadual”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A possibilidade de ver o filho voltar a brincar sem preocupação é a expectativa da manicure Yara Rocha, de 31 anos, mãe de Raí, de 8 anos. A criança estava entre os pacientes triados para a cirurgia de hérnia inguinal. “A gente fica aflito, né, olhando a região da hérnia, aquele caroço inchado e se ele brinca, se ele pula, causa um inchaço bem maior, e a gente fica preocupada. Mas a cirurgia veio, graças a Deus, vai dar um alívio”, comemorou Yara Rocha.

Enquanto aguardava a cirurgia de hérnia umbilical do filho João Miguel, a balconista Lucielma Sodré, de 37 anos, acompanhava o cuidado e a dedicação dos profissionais do Hospital Dr. Juvêncio Mattos com as crianças assistidas na unidade. “Essa equipe de funcionários aqui é top. Dos médicos aos serviços gerais, excelentes pessoas, eu só tenho a agradecer. Apesar de nervosa, eu estou muito feliz pelo meu filho estar realizando a cirurgia. Eu tinha seis meses na fila de espera, então, muito obrigada”, disse Lucielma Sodré.

A secretaria adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão, destacou a atuação da gestão estadual para que a população receba atendimento de qualidade. “Nós temos vários mutirões já agendados, justamente para dar qualidade de vida para essas crianças e que elas possam ter uma vida normal como qualquer outra criança”, pontuou.

Em São Luís, os procedimentos cirúrgicos ocorreram também no Hospital Aquiles Lisboa e no Hospital da Ilha. No Ilha, as cirurgias iniciaram às 7h da manhã e estão previstas para encerrar às 23h. São 20 procedimentos agendados, entre cirurgias gerais e do aparelho digestivo. No interior, as cirurgias estão ocorrendo nas cidades de Açailândia, Bacabal, Pedreiras, Timon e São Mateus.

O diretor-clínico da Emserh, Ricardo Martins, destaca que essa estratégia é importante para reduzir a demanda por cirurgias eletivas no Maranhão e otimizar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Seguindo determinação do governador Carlos Brandão, unimos esforços para zerar as filas de procedimentos eletivos. São cirurgias que eram esperadas há algum tempo pelos pacientes e que certamente contribuem para melhoria da qualidade de vida dos atendidos”, frisou.

São casos como o do aposentado José Benedito Ferreira França, de 68 anos, que aguardava há cerca de um ano pela realização de uma postectomia e foi atendido no Hospital Aquiles Lisboa. Operado e de alta no mesmo dia, ele se diz satisfeito com o atendimento recebido. “Tinha tempo que esperava para fazer essa cirurgia. Só tenho a agradecer pelo atendimento recebido. Saio feliz, pois tudo deu certo e já vou me recuperar em casa”, agradeceu.

Atendimento odontológico

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) da Praia Grande, em São Luís (MA), realizará, ainda na primeira quinzena de julho, cerca de 100 atendimentos para rastreamento de câncer de boca, inclusive com coleta de material para biópsia. Em 2024, o Sorrir completou seis anos de atividades.

A unidade dispõe de 17 consultórios odontológicos com equipamentos de última geração e profissionais especialistas em diversas áreas de odontologia Saúde e possui cerca de 120 funcionários (diretos e indiretos).

As unidades Sorrir são referência estadual para atendimento de urgência e emergência em saúde bucal e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, oferecendo consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, bucomaxilofacial, entre outros.

Fechar