Procon/MA comemora 37 anos com expansão de atendimentos e de unidades 

Da pequena sede localizada na Rua do Giz para mais de 80 unidades

Fonte: Com informações da assessoria
Procon/MA comemora 37 anos.(Foto: Divulgação)

Da pequena sede localizada na Rua do Giz para mais de 80 unidades e diversas inaugurações previstas para as próximas semanas. Assim é a trajetória do Procon/MA, órgão que está comemorando 37 anos e que tem sua história recente marcada por investimentos, expansão de serviços e atendimentos, além de unidades distribuídas por todo o Maranhão.

O órgão foi fundado em 1987 para atender a embrionária Política Nacional de Defesa do Consumidor, que se consolidou em 1990 com a vigência do Código de Defesa do Consumidor. Porém, foi apenas a partir de 2015 que o Procon/MA, que até então era uma espécie de subsecretaria, passou a ter autonomia para atuar na defesa do consumidor.

Em 2017, o órgão passou por uma fusão com os antigos Viva Cidadão e tornou-se o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão. A medida resultou em uma ampliação extraordinária, em que o instituto saiu de cinco para 50 unidades em apenas três anos, com expansão de serviços e quantidade de atendimento. Agora, já são 81 unidades e a meta é chegar a todos os municípios maranhenses.

“Comemorar 37 anos do Procon/MA para nós é uma grande vitória principalmente porque vemos a expansão e melhoria dos serviços, e na quantidade e qualidade dos atendimentos. Com a atual política de expansão determinada pelo governador Carlos Brandão, temos a certeza que muito está por vir e que, em parceria com as prefeituras, em breve estaremos em todos os municípios, atendendo ainda mais cidadãos maranhenses”, comentou a presidente do órgão Karen Barros.

Expansão

No governo Brandão, 24 unidades Viva/Procon foram inauguradas, levando os serviços para perto de mais maranhenses. Expansão esta que também se reflete em números. De 2015 a maio deste ano foram realizados mais de 27 milhões de atendimentos, entre serviços que vão da emissão de documentação básica a ações de defesa do consumidor.

Essas ações também contam com uma das marcas do instituto, a inovação. Com o aumento de demandas relacionadas a consumidores com deficiência, o órgão criou o Núcleo Pró-Inclusão, especializado na resolução de casos como os relativos a planos de saúde, escolas, entre outros, de forma prioritária e ágil como determina a legislação.

“Nesse aniversário renovamos exatamente isso, esse desejo e compromisso de continuar expandido com qualidade e proximidade, levando direitos e cidadania para todos os maranhenses”, completou Karen.

Nesta quarta-feira (3), mais uma unidade do órgão foi inaugurada, dessa vez no município de Alto Alegre do Maranhão, totalizando 81 unidades em todo o estado.

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