Publicidade
Carregando anúncio...

Fórum de São Luís promove campanha de testagem para hepatites B e C

Os interessados podem agendar o horário para testagem por meio do telefone (98) 2055-2762

Fonte: Com informações da assessoria
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Como parte da campanha nacional “Julho Amarelo” de luta contra as hepatites virais, a Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realiza, no período de 29 de julho a 02 de agosto, testagem para Hepatites B e C. A iniciativa é uma parceria do Fórum com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que vai disponibilizar os testes para a sua realização. A testagem ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no setor médico, e é destinada ao público interno e seus dependentes (servidores, servidoras, magistrados, magistradas, terceirizados e terceirizadas). Os interessados podem agendar o horário para testagem por meio do telefone (98) 2055-2762.

Julho Amarelo – foi instituído no Brasil em 2019 (lei nº 13.802/2019), com a finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e a data lembra que a meta da OMS é a eliminação das infecções virais por hepatite B e C, até 2030.

A chefe da Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís, Ruth Rebeca Silva, destaca que, a campanha de testagem será realizada na semana do Dia Mundial De Combate a Hepatites Virais, e é importante porque traz a informação e conscientização para o ambiente de trabalho a fim de prevenir e imunizar através de vacinas o combate à doença.

Hepatites são infecções que atingem o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves, e podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes não apresentam sintomas, mas podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. É importante a prevenção e o diagnóstico precoce e o teste rápido é o primeiro passo para a cura.

Fechar