Após o polêmico jogo contra o ABC, quando tomou dois gols considerados estranhos, o Sampaio Corrêa deu entrada com uma Notícia de Infração na Procuradoria Desportiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) contra o volante Jhonata Varela. O clube acusa o jogador de colocar a mão deliberadamente na bola dentro da área (Vídeo abaixo), gerando a marcação do pênalti e, consequentemente, o empate do adversário, que perdia por 2×1.
Segundo o documento que o JP On-line e o portal O Informante tiveram acesso, no dia da partida, realizada no dia 12 de agosto de 2024, Varela “cometeu uma infração de forma deliberada e sem justificativa plausível. Contrariando os princípios fundamentais da conduta desportiva, o atleta realizou um salto com os braços estendidos, com a evidente intenção de interceptar a bola dentro da área defensiva de sua própria equipe”.
Além da Notícia de Infração, o departamento jurídico do Sampaio Corrêa também denunciou o volante Varela ao Ministério Público, sugerindo que a conduta suspeita do atleta seja investigada. Conforme o JP On-line e O Informante apuraram, o clube denunciou também o lateral direito Rafael Luiz, que, no mesmo jogo, falhou de forma clamorosa no primeiro gol da equipe do ABC, quando o confronto ainda estava 0x0.
No último dia 13 de agosto, a diretoria do Sampaio Corrêa afastou os dois jogadores, que não atuam mais pela equipe Tricolor desde então.