Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que 87% dos usuários da plataforma de todo o país com idade entre 18 e 35 anos têm a intenção de comprar ou trocar de carro até 2025. Desse total, 54% pretendem fazê-lo ainda no segundo semestre deste ano, segundo dados do Webmotors Autoinsights.
Nessa mesma faixa etária, 67% dos entrevistados possuem automóvel, segundo o levantamento. Entre eles, 34% adquiriram o veículo há um ano, enquanto 18% efetuaram a compra faz dois anos. Em relação ao perfil do carro atual, 44% dos que possuem um veículo têm um hatch, 23% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 22% proprietários de modelos entre 2012 e 2015, e 18% de automóveis produzidos de 2020 a 2023.
O estudo da Webmotors mostra também que as principais motivações para promover a substituição são o envelhecimento do carro atual (37%), o costume de trocar o veículo (27%), a necessidade de um automóvel mais potente (24%) e ter um modelo mais espaçoso (20%).
Preferências para o próximo carro
Com relação à próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um sedã (32%), seguido por hatch (31%), SUV (23%), picape (23%) e perua (2%). Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (66%) optaria pelo flex.
Entre os que querem um automóvel híbrido (7%) ou elétrico (1,4%) a economia de combustível é o principal fator de decisão na hora da compra (82%), seguida pela atração por veículos dessa categoria (34%) e o gosto por experimentar novas tecnologias (25%). O estudo da Webmotors destaca que 70% dos respondentes estariam dispostos a pagar um valor mais elevado por ambos os modelos.
“A partir dessa pesquisa, observamos que, no segundo semestre deste ano e até mesmo para 2025, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro é um sonho de consumo para os brasileiros dessa faixa etária”, afirma Natália Spigai, CMO da Webmotors. “Os dados indicam que os jovens brasileiros são um público estratégico para o setor e que estamos preparados para atender às suas demandas. Ao entender as preferências e expectativas desses usuários, podemos oferecer soluções mais personalizadas e eficientes.”
O levantamento foi realizado com cerca de 3 mil pessoas em todo o Brasil.