Publicidade
Carregando anúncio...

HTO celebra sete anos de atendimento com mais de 24 mil cirurgias realizadas

A unidade foi o primeiro hospital público do estado de alta complexidade exclusivo para o tratamento dos casos de ortopedia e trauma.

Fonte: Redação

Secretário Tiago Fernandes participou das comemorações dos sete anos do HTO (Foto: Divulgação)

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão, em São Luís, comemorou sete anos de funcionamento, nesta quinta-feira, 17. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), já registrou, neste período, a realização de 774.269 procedimentos.

A unidade de referência disponibiliza 46 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 2024, o HTO, já contabilizou 15.678 consultas ortopédicas, 2.109 cardiológicas e 634 consultas com o bucomaxilo. Foram realizados 62.388 exames laboratoriais, 17.873 raios-x, 1.749 ultrassonografias e 7.377 tomografias. No mesmo período foram contabilizadas 2.952 cirurgias.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou da celebração no HTO e anunciou a expansão do serviço. “Quero parabenizar todos os profissionais que aqui trabalham, da portaria à assistência médica. Vocês escreveram um capítulo do que este sonho representa na história do Maranhão. Um compromisso do governador Carlos Brandão que temos seguido à risca é ampliar e democratizar o acesso aos serviços de saúde”, disse o gestor estadual.

A comemoração teve início com uma encenação artística do enfermeiro Roque Costa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HTO. Ele fez uma retrospectiva de quando a unidade foi inaugurada até os dias atuais. Em seguida, um cortejo musical sob o comando do maestro Chico Newman, que percorreu vários setores do hospital, em seguida os parabéns e depoimentos de pacientes.

Em sete anos de atendimento na unidade, cerca de 120.205 consultas foram realizadas em sete anos de atendimento nas áreas ortopédica, cardiológica e bucomaxilo. Com os investimentos do governo Carlos Brandão, a unidade fez 24.325 cirurgias no referido período, e ainda 436.047 exames laboratoriais, 132.678 raios-x, 10.609 ultrassonografias e 50.405 tomografias.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, em 10 de abril de 2017, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), em São Luís. A unidade foi o primeiro hospital público do estado de alta complexidade exclusivo para o tratamento dos casos de ortopedia e trauma.

Participaram ainda da solenidade a secretária Extraordinária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe; a deputada estadual Mical Damasceno; o diretor geral do HTO, Odair José Tostes; o diretor clínico do HTO, Damião Guedes; a diretora administrativa do HTO, Luana Barata; a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Kamylla do Socorro; o gerente regional do Instituto Vida e Saúde (Invisa), Raimundo Silva Santos Júnior, além de profissionais de saúde, pacientes e seus familiares.

Fechar