O jovem navegador de rally Elias Vicente Mourão Nascimento, 19 anos, faleceu na madrugada da última quinta-feira (07), vítima de um episódio de epilepsia fulminante, em São Luís.
Com reconhecimento nacional por um feito inédito no esporte off-road, Elias Vicente Mourão Nascimento, campeão Brasileiro de Rally de Regularidade e defensor da luta pela inclusão no esporte, recebeu diversas homenagens da comunidade off-road.
Elias ficou conhecido em todo o Brasil por ser o primeiro competidor com surdez a participar de competições de Rally, exercendo a função de navegador.
No Rally, o navegador é essencial para o piloto, tratado como fosse a bússola durante as corridas, responsável por toda planilha da prova.
A trajetória do Elias começou no ano de 2021, ao lado do pai, piloto Giovanny Nascimento. Eles representaram o Maranhão na categoria Carros Turismo.
Juntos, pai e filho ganharam tudo que disputaram. Foram campeões maranhenses; campeões do Cerapió, campeões Brasileiros de Rally de Regularidade, em 2022, além de diversos outros campeonatos.
A presença de Elias nas competições nacionais virou sinônimo de coragem e inspiração para muitos competidores, pois era visto como um jovem acostumado a superar desafios.
Reconhecido pelo feito inédito nacionalmente, Elias recebeu diversas homenagens nas redes sociais dos pilotos de Rally e, também, da comunidade surda, como o CAS – Centro de Ensino de Apoio a pessoa com Surdez.
A direção do Maranhão Rally, responsável por organizar campeonatos estaduais e montar equipes que representam o Estado em competições nacionais, destacou a trajetória e feitos do jovem Elias, e se solidarizou com toda a família.
“Elias destacou-se nacionalmente por sua dedicação, inteligência e competência como navegador e pela luta pela inclusão.
A família Maranhão Rally e toda comunidade do Rally se solidariza com todos os familiares e amigos de Elias. Nesse momento de profunda tristeza, saibam que vocês não estão sozinhos. Estamos em oração para que Deus conforte a todos e receba de braços abertos nosso querido e inesquecível Elias”, disse a nota.
O diretor geral do Rally Cerapió, Ehrlich Cordão, enviou nota e vídeo destacando que Elias fez história no off-road brasileiro.
“Elias foi um grande navegador e exemplo. Junto com seu pai, eles formaram uma dupla sensacional e vencedora. O off-road brasileiro perde uma grande figura humana e um grande navegador. Um grande abraço para os pais do Elias e aos nossos irmãos maranhenses do off-road. Ficam as minhas orações e solidariedade a todos”, disse Ehrlich Cordão.
A Federação Maranhense de Automobilismo também emitiu nota de pesar, se solidarizando com a família e amigos de Elias, além de reconhecer o feito nacional do navegador.
Na próxima semana, o Maranhão Rally vai divulgar mais detalhes sobre as homenagens de sétimo dia para Elias Nascimento.