Publicidade
Carregando anúncio...

Sagrima dialoga sobre soluções estratégicas para o agro durante encontro de secretários estaduais

Para o secretário da Sagrima, Flávio Viana, a reunião entre os secretários mostrou a importância da união entre os estados

Fonte: Agência de Notocias do Governo do Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) participou, nesta quinta-feira (21), do encontro de secretários estaduais de agricultura para dialogar sobre soluções no enfrentamento dos gargalos no setor agropecuário nacional. A oportunidade marcou a retomada do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), que ocorreu em Belo Horizonte – MG, durante a Semana Internacional do Café (SIC).

Com a presença de secretários de 11 estados, o encontro proporcionou um espaço de alinhamento entre os estados da Federação para unificação de pautas a serem trabalhadas. Na ocasião, os temas propostos foram a rastreabilidade do setor, conectividade e segurança no campo, recuperação de pastagens degradadas, entre outros temas.

Para o secretário da Sagrima, Flávio Viana, a reunião entre os secretários mostrou a importância da união entre os estados. “Apesar das diferenças regionais, os estados possuem necessidades e demandas em comum. Um trabalho de alinhamento e planejamento conjunto como o que ocorreu na Conseagri, sem sombra de dúvidas, trará resultados positivos para o setor agropecuário do nosso país”, afirmou.A previsão é que a Consagri se reúna em fevereiro, em Brasília, para dar início às discussões sobre as pautas definidas. Além disso, o Conselho irá tratar sobre a COP 30, que ocorrerá no próximo ano, e a formalização da retomada das atividades da Consagri junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A reunião em Belo Horizonte marcou a reativação do Conselho, que interrompeu as atividades em 2020, durante a pandemia de COVID-19. Com a retomada, uma das metas é unificar o discurso entre os estados e estreitar o diálogo com o Ministério da Agricultura para propor ideias e projetos.

Fechar