O trágico desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), já resultou em 12 mortes confirmadas. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas.
As buscas submersas foram temporariamente interrompidas nesta quinta-feira (2), devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.
Desaparecidos
– Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos
– Salmon Alves Santos, 65 anos
– Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos
– Marçon Gley Ferreira, 42 anos
– Gessimar Ferreira da Costa, 38 anos
Operações de Resgate
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) informou à Marinha sobre a necessidade de regularizar o volume de água represado devido às chuvas intensas na região. Com isso, as operações de mergulho no rio Tocantins e o uso de drones aquáticos foram restringidos. No entanto, as buscas continuam com embarcações e drones aéreos.
A ponte desabou na tarde de 22 de dezembro de 2024. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o colapso ocorreu devido ao cedimento do vão central da ponte. A causa exata do desabamento ainda está sob investigação.
Vítimas confirmadas
Até o momento, a Marinha confirmou a morte de 12 pessoas, cujos corpos foram retirados do rio Tocantins. São elas:
– Lorena Ribeiro Rodrigues, 25 anos: Natural de Estreito (MA), morava em Aguiarnópolis (TO). Corpo localizado no domingo (22).
– Lorranny Sidrone de Jesus, 11 anos: Corpo localizado na terça-feira (24). Estava em um caminhão que transportava portas de MDF.
– Kécio Francisco Santos Lopes, 42 anos: Motorista de um caminhão de defensivos agrícolas. Corpo localizado na terça-feira (24).
– Andreia Maria de Souza, 45 anos: Motorista de um caminhão que carregava ácido sulfúrico. Corpo encontrado na terça-feira (24).
– Anisio Padilha Soares, 43 anos: Corpo localizado na quarta-feira (25).
– Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos: Corpo localizado na quarta-feira (25).
– Elisangela Santos das Chagas, 50 anos: Corpo encontrado por mergulhadores na quinta-feira (26). Estava em uma caminhonete com o marido, vereador Alison Gomes Carneiro (PSD).
– Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos: Corpo localizado na quinta-feira (26).
– Alison Gomes Carneiro, 57 anos: Vereador do PSD. Corpo localizado no domingo (29).
– Cássia de Sousa Tavares, 34 anos: Corpo retirado do rio na terça-feira (31), estava dentro de um veículo. Viajava com a filha Cecília e o marido Jairo Silva Rodrigues. Apenas ele sobreviveu.
– Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos: Corpo retirado do rio na terça-feira (31).
– Beroaldo dos Santos, 56 anos: Caminhoneiro, corpo localizado na quarta-feira (1º), na cabine da carreta que transportava 76 toneladas de ácido sulfúrico.