Publicidade
Carregando anúncio...

Inflação de alimentos altera consumo de 58% dos brasileiros e pressiona governo Lula

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14), cerca de 58% dos entrevistados afirmaram ter reduzido a compra de alimentos

Fonte: Da redação

A inflação de alimentos segue pesando no bolso dos brasileiros e tem provocado mudanças significativas nos hábitos de consumo da população. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14), cerca de 58% dos entrevistados afirmaram ter reduzido a compra de alimentos devido à alta dos preços. Entre os mais pobres, o impacto é ainda mais severo: 67% disseram ter diminuído o consumo.

A escalada no custo da alimentação se tornou um dos principais pontos de crítica à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o levantamento, 54% dos brasileiros atribuem “muita responsabilidade” ao governo federal pelo aumento nos preços dos alimentos, enquanto 29% consideram que a gestão tem “alguma responsabilidade”. Apenas 14% isentam o governo atual de culpa.

As percepções, contudo, variam conforme a inclinação política dos entrevistados. Entre os que declaram intenção de voto em nomes da oposição, como Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), 78% e 77%, respectivamente, apontam o governo Lula como principal responsável pela inflação. Já entre os apoiadores do presidente, a responsabilidade recai, majoritariamente, sobre fatores externos — como os produtores rurais (57%) e as guerras (55%). Ainda assim, 72% dos eleitores de Lula admitem que o governo tem, ao menos, alguma parcela de responsabilidade.

O efeito da inflação vai além da redução na compra de alimentos. A pesquisa mostra que 80% dos brasileiros mudaram algum hábito de consumo para lidar com o encarecimento. Entre as alterações mais comuns, 61% passaram a sair menos para comer fora, 50% trocaram a marca do café por uma mais barata e 49% reduziram o consumo da bebida. O café, inclusive, tornou-se um símbolo da carestia atual: seu preço acumulou alta de mais de 77% nos últimos 12 meses, superando o dobro em algumas regiões do país.

O levantamento também revelou uma realidade preocupante sobre a insegurança alimentar. Para pouco mais de 25% dos entrevistados, a comida disponível em casa é insuficiente. Outros 60% afirmaram ter o suficiente, enquanto apenas 13% disseram contar com mais do que o necessário.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais, em 172 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fechar