Publicidade
Carregando anúncio...

Senadora Eliziane Gama realiza audiência pública em Buriticupu para debater impactos das voçorocas

Durante a manhã foi realizada visita técnica às áreas mais afetadas pelas erosões.

Fonte: Da Assessoria

Durante o debate, foram feitos encaminhamentos importantes, como a solicitação de novos estudos técnicos por parte do SGB (Foto: Divulgação)

A senadora Eliziane Gama (PSD) realizou, nesta sexta-feira (11/04), uma audiência pública na Câmara Municipal de Buriticupu, com o objetivo de debater os impactos socioambientais provocados pelo avanço das voçorocas na região. A iniciativa foi promovida pelo gabinete da parlamentar e contou com ampla participação de autoridades e lideranças locais, instituições acadêmicas e representantes da sociedade civil.

Pela manhã, a senadora liderou uma visita técnica às áreas mais afetadas pelas erosões, acompanhada pelo prefeito de Buriticupu, João Carlos; pela deputada estadual Edna Silva; por vereadores; por Wesley Felinto, representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Defesa Civil do Brasil; e por Jean Ricardo Nascimento, chefe de Residência do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O objetivo da vistoria foi avaliar in loco os danos causados pelas voçorocas e ouvir diretamente a população sobre os riscos enfrentados diariamente.

Já na parte da tarde, a audiência pública reuniu representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Defesa Civil Nacional, do Ministério das Cidades e do Serviço Geológico do Brasil (SGB), além dos prefeitos de Buriticupu, João Carlos, e de Bom Jesus das Selvas, Franklin Duarte. Também participaram vereadores das duas cidades, o promotor de Justiça local, representantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a reitora da UEMASUL, professora doutora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, o diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Elson Silva de Sousa, estudantes e membros da sociedade civil.

Durante a manhã foi realizada visita técnica às áreas mais afetadas pelas erosões (Foto: Divulgação)

Durante o debate, foram feitos encaminhamentos importantes, como a solicitação de novos estudos técnicos por parte do SGB, a articulação de parcerias para conter o avanço das voçorocas e a mobilização conjunta entre os poderes públicos nas esferas municipal, estadual e federal.

“A situação de Buriticupu é grave e exige ação imediata. Nosso objetivo é a busca de soluções, com a união de esforços entre todas as instituições envolvidas. A audiência reforçou o papel do diálogo entre o poder público, universidades e sociedade civil na busca por respostas efetivas para as crises ambientais e sociais vividas no Maranhão”, afirmou a senadora Eliziane Gama.

Fechar