A Polícia Civil prendeu na noite de quinta-feira (22) o ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Inês, José Ribamar da Costa Alves, de 70 anos, condenado a oito anos de prisão por estupro. A prisão aconteceu em Nova Olinda, onde ele atuava como médico após deixar a política.
O crime ocorreu em 2016, no último ano do mandato de Ribamar Alves como prefeito. A sentença foi proferida em outubro de 2022, mas ele respondia em liberdade enquanto aguardava o julgamento de recursos, que foram negados recentemente, o que resultou na ordem de prisão.
Segundo a investigação, a vítima, então com 18 anos, fazia parte de um grupo da igreja Adventista que vendia livros para arrecadar dinheiro e custear estudos. O ex-prefeito atraiu a jovem até sua casa, sob o pretexto de comprar exemplares. No entanto, segundo a denúncia, ele propôs pagar R$ 70 mil em troca de relações sexuais. Diante da recusa, ela foi levada a um motel, onde o abuso ocorreu. Posteriormente, ele mesmo a deixou no local onde ela estava hospedada, e a vítima relatou o ocorrido aos colegas do projeto.
Um laudo do exame de corpo de delito confirmou o abuso. Durante o processo, o ex-prefeito admitiu que manteve relações sexuais com a jovem, mas alegou que houve consentimento, versão rejeitada pela Justiça, que considerou o uso de coerção, abuso de poder e violência psicológica.
Após a prisão, Ribamar Alves foi levado ao sistema prisional de Santa Inês, onde cumprirá a pena inicialmente em regime fechado.