
SÃO LUÍS – Durante o mês de julho, as casas de cultura e museus do Maranhão oferecem uma programação especial para crianças e famílias aproveitarem as férias escolares de forma educativa e divertida. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Com acervos que valorizam a história, o folclore e as tradições maranhenses, os espaços estão abertos ao público com atividades para todas as idades — de oficinas criativas a apresentações teatrais e musicais. Além das exposições permanentes, alguns locais contam com programações exclusivas durante o período de férias. Confira alguns destaques:
Programação Especial de Férias
-
Biblioteca Pública Benedito Leite – Projeto “Lendo as Férias” (15 a 18/07): roda de leitura, contação de histórias, oficinas e sessão de cinema.
📍 Praça Deodoro, Centro – São Luís -
Museu de Arte Sacra – Projeto “Férias no Museu” (todas as sextas até 1º/08): encenações com personagens históricos.
📍 Praça Dom Pedro II, Centro – São Luís -
Forte Santo Antônio da Barra – Forró do Forte (todas as sextas, 17h às 19h): música, cultura e diversão para toda a família.
📍 Espigão da Ponta D’Areia – São Luís
Outros Espaços para Visitação
-
Museu Histórico e Artístico do Maranhão – Acervo com peças dos séculos XVIII e XIX.
📍 Rua do Sol, 302 – São Luís -
Casa do Tambor de Crioula – Centro cultural afro-brasileiro com oficinas e exposições.
📍 Rua da Estrela, 308 – São Luís -
Museu do Reggae Maranhão – Primeiro museu do gênero fora da Jamaica.
📍 Rua da Estrela, 124 – São Luís -
Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Teatro Arthur Azevedo, Cafua das Mercês, Memorial Gonçalves Dias e outros espaços também estão abertos com atividades educativas e acesso gratuito ou a preços populares.