A odontologia contemporânea está em constante transformação silenciosa nas clínicas e consultórios, visto que os materiais dentários a cada novos lançamentos anuais redefinem os padrões existentes por melhores e mais vantajosos no aspecto da qualidade, durabilidade, biocompatibilidade e estética.
Nós profissionais somos contemplados com os recursos mais precisos lançados periodicamente por permitir trabalhos mais avançados facilitando a rotina de todos no consultório e principalmente por oferecer aos pacientes resultados superiores. Nesse quesito, destacam-se as resinas, as porcelanas e os biomateriais.
As resinas atuais de última geração utilizadas em restaurações e facetas proporcionam maior resistência ao desgaste, requerem técnicas de aplicação mais eficientes e mais rápidas com menores chances de causar sensibilidade pós procedimento, além de conferir aprimorada capacidade de imitar o esmalte dental aproximando-se bastante ao aspecto natural.
As cerâmicas modernas com novas formulações, entre elas a cerâmica de dissilicato de lítio conhecida como emax, revolucionaram a odontologia estética com estruturas mais resistentes à fratura e que também apresentam translucidez semelhante aos dentes naturais conferindo acentuada estética. Tanto as resinas como estas porcelanas são dotadas atualmente de uma poderosa adesão ao substrato dentário o que as tornam ainda melhores e por isso sofrem menos infiltrações.
Os biomateriais representam o futuro da odontologia que envolve biotecnologia com alvo na regeneração tecidual promovendo o reparo de tecidos vivos e a substituição dos tecidos perdidos, sendo qua a sua propriedade de biocompatibilidade destaca-se como diferencial tendo em vista que oferece baixo risco de reações adversas. Isso tudo e muito mais habilitam vantagens para os pacientes na forma de conforto, rapidez, beleza, função, segurança e durabilidade.