
O programa curatorial do MAPA – Mostra de Imagem em Movimento divulgou os artistas selecionados para sua primeira edição. Ao todo, 184 inscrições foram recebidas no chamamento público, das quais dez foram escolhidas para integrar a etapa de residência artística, entre setembro e novembro.
Os nomes contemplados são: Acaique, Dinho Araújo, Joelington Rios, Ramusyo Brasil e Silvana Mendes (MA); Evna Moura, Icaro Matos, Juruna, Leonardo Venturieri e Rafa Cardozo (PA). Como suplentes, ficaram Inke e Bressouir (MA) e Bárbara Savannah e Renne Miranda (PA).
Realizado pela OPACCA Produção de Imagem, com patrocínio da Vale por meio dos Recursos para Preservação da Memória Ferroviária (RPMF) e regulação da ANTT, o projeto busca valorizar narrativas artísticas que dialoguem com as comunidades no entorno da Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Segundo o coordenador-geral e curador João Pacca, a curadoria buscou diversidade de linguagens e sensibilidade nas propostas. “Ficou evidente a grande qualidade artística e diversidade poética dos inscritos, que apresentaram ricas propostas para o desenvolvimento do projeto”, destacou.
Durante três meses, os artistas participarão de encontros, trocas e experimentações, com suporte técnico e curatorial. O processo dará origem a obras audiovisuais autorais, que serão exibidas em videomapping nas fachadas históricas de Belém (PA) e São Luís (MA), além de uma galeria em Brasília prevista para 2026.
Os bastidores, entrevistas e perfis dos artistas poderão ser acompanhados pelas redes sociais do projeto (@mostramapa, no Instagram e YouTube).