
SÃO LUÍS – A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) prorrogou o prazo para submissão de artigos científicos para a primeira edição da revista Memória Hoje. As propostas agora poderão ser enviadas até o dia 10 de novembro de 2025.
Lançada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a publicação tem como objetivo integrar ciência e cultura, fortalecendo a produção e a disseminação do conhecimento.
Segundo o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, a revista se propõe a ser um espaço de diálogo e inovação. “Nosso propósito é reunir contribuições de pesquisadoras e pesquisadores, profissionais, estudantes e agentes sociais que desejam pensar soluções para os desafios contemporâneos, a partir de perspectivas interdisciplinares e socialmente engajadas”, afirmou.
Com periodicidade semestral e disponível nos formatos digital e impresso, a Memória Hoje adota o sistema de avaliação duplo-cega e é totalmente gratuita para submissão e publicação. A revista contemplará temas ligados à diversidade cultural, inclusão social, políticas públicas, história, patrimônio, meio ambiente, ciência política, mídia, inovação e educação, com foco especial no contexto maranhense.
Podem ser submetidos artigos originais, revisões de literatura, entrevistas e relatos de experiência, em conformidade com as normas disponíveis no site oficial da publicação.
O objetivo da Revista Memória Hoje é ampliar o acesso à produção científica, incentivar novas lideranças acadêmicas e preservar a memória histórica como base para a construção de um futuro mais justo, sustentável e plural.
Submissões
As submissões para a primeira edição poderão ser realizadas exclusivamente por e-mail, de 12 de setembro a 13 de novembro. O processo segue os seguintes passos:
1. Acesse o site oficial da revista Memória Hoje, em fmrb.ma.gov.br/revista-memoria-hoje. Lá você encontra todas as orientações de forma detalhadas e os templates para a preparação do artigo.
2. Envie o trabalho para o e-mail [email protected], indicando no título do e-mail o nome completo e o CPF do autor responsável.
3. Anexe todos os arquivos obrigatórios: o artigo em formato Word ou OpenOffice; a minuta do Termo de Responsabilidade assinada; e, em caso de uso de imagens, a autorização correspondente. As imagens devem ser enviadas em alta qualidade.
4. Após o envio, o(a) autor(a) receberá um e-mail de confirmação com informações sobre o recebimento e a avaliação do trabalho.