
O 3º Tribunal do Júri de São Luís condenou nove réus por crimes relacionados a homicídio e associação criminosa armada ocorridos no povoado Cumã, município de Guimarães (MA), em 2020.
Geraldo Cantanhede Cunha foi condenado a 13 anos e 11 meses de reclusão pelo assassinato de Igor Elianderson Pinheiro Lopes e por associação criminosa. Ianderson Louzeiro Ribeiro e Werbeth Gonçalves Louzeiro receberam penas de 10 anos e 3 meses e 8 anos e 4 meses, respectivamente, por tentativa de homicídio contra Carlos Eduardo Borges Pereira.
Os demais acusados — Jaeudson, Dinael, Diones, Ijanderson e Jadson Louzeiro, além de Sávio Costa Silva — foram condenados por associação criminosa armada e, no caso de Sávio, também por disparo de arma de fogo.
O julgamento foi realizado na quinta-feira (6) no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, após pedido do Ministério Público de desaforamento do caso, devido à repercussão e à complexidade. A sessão foi presidida pela juíza Gláucia Helen Maia de Almeida e contou com atuação da promotora Ilma de Paiva Pereira.
Os três principais condenados cumprirão pena em regime fechado, na Penitenciária de Pedrinhas, enquanto os demais em regime aberto.