
A Polícia Federal deteve, nesta terça-feira (23), um cidadão irlandês de 32 anos em São Luís. O estrangeiro estava em situação migratória irregular no Brasil e é investigado pelas autoridades da Irlanda por suspeita de envolvimento na morte de uma criança de 3 anos, em 2021.
A abordagem foi realizada pela Delegacia de Polícia de Migração (Delemig) da PF no Maranhão, com suporte do Núcleo de Cooperação Internacional. A operação contou com a troca de informações com a polícia irlandesa — a An Garda Síochána — e com unidades da PF no Reino Unido e na Colômbia.
Conforme a PF, o monitoramento migratório e o compartilhamento de dados foram decisivos para localizar o investigado. O procedimento administrativo de deportação já está em curso, e o homem será encaminhado à Irlanda para responder às acusações no país de origem.
Investigação no exterior
Segundo as autoridades irlandesas, o caso apura a morte do menino Daniel Aruebose, ocorrida em 2021. Os restos mortais da criança foram encontrados no norte de Dublin, levando o inquérito a ser tratado como homicídio. Ainda de acordo com a polícia local, uma mulher — ex-companheira do suspeito — foi presa recentemente em Dublin por possível participação no crime.
A Polícia Federal informou que seguirá colaborando com os órgãos internacionais envolvidos, reforçando o uso de mecanismos de cooperação para a responsabilização de suspeitos e o cumprimento da lei além das fronteiras.