
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de um quadro de pneumonia. A informação foi divulgada pela própria parlamentar na noite deste domingo (18), enquanto ela segue em acompanhamento médico por um câncer de mama do tipo triplo negativo.
Segundo relato da deputada, a internação ocorreu após o surgimento de sintomas de infecção pulmonar poucos dias depois de ter recebido alta hospitalar. Ela havia deixado o hospital na quinta-feira (15), mas precisou retornar à unidade na sexta-feira (16), por orientação médica.
Em razão do novo quadro clínico, a equipe responsável pelo tratamento decidiu suspender a última sessão de quimioterapia, que estava prevista para o dia 27 de janeiro. A parlamentar informou que, diante dessa decisão, o tratamento seguirá diretamente para a etapa cirúrgica, conforme protocolo definido pelos médicos.
Roseana Sarney está em tratamento oncológico desde agosto de 2025, quando tornou público o diagnóstico da doença, identificado durante um check-up de rotina. Em outubro do mesmo ano, ela concluiu a fase inicial do tratamento, que incluiu sessões de quimioterapia associadas à imunoterapia.
No início de janeiro, a deputada recebeu a terceira aplicação da chamada fase vermelha da quimioterapia, realizada no dia 6. Essa etapa utiliza medicamentos da classe das antraciclinas, que atuam diretamente sobre o material genético das células tumorais. Esse tipo de tratamento, embora indicado para o combate ao câncer de mama, pode provocar queda da imunidade, aumentando a suscetibilidade a infecções.
Em dezembro do ano passado, Roseana também precisou ser internada em razão de um quadro de baixa imunidade, mas apresentou melhora clínica, recebeu alta e passou as festas de fim de ano com familiares. Até o momento, não há previsão divulgada para a realização da cirurgia.