Publicidade
Carregando anúncio...

Mais de 85 mil famílias em São Luís passam a receber o Gás do Povo

Beneficiários recebem vale para recarga do botijão; programa federal deve alcançar todos os municípios do país até março

Fonte: Com informações da assessoria
Programa ajuda a combater a pobreza energética ao evitar acidentes domésticos com formas alternativas de cozinhar. (Foto: Ricardo Botelho/MME)

SÃO LUÍS – Mais de 85,6 mil famílias de São Luís começam a ser atendidas, a partir desta segunda-feira (26), pelo programa Gás do Povo, do Governo Federal. A iniciativa garante vale para a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha em revendedoras credenciadas.

O programa é coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e de Minas e Energia (MME), com operação da CAIXA. Nesta etapa, o benefício chega a famílias de 17 capitais brasileiras que ainda não haviam sido contempladas na fase anterior.

Segundo o governo, a medida busca aliviar o orçamento das famílias de baixa renda, permitindo que o valor antes destinado ao gás seja usado para alimentação e outras necessidades básicas. A meta é que, até março, o programa esteja em funcionamento em todos os municípios do país, atendendo cerca de 15 milhões de famílias.

Para ter direito, é preciso ser beneficiário do Bolsa Família, ter ao menos duas pessoas na família, renda per capita de até meio salário mínimo, Cadastro Único atualizado e CPF regular do responsável familiar.

O programa também pretende reduzir o uso de alternativas como lenha e carvão, que oferecem riscos à saúde, especialmente para mulheres e crianças.

As famílias podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, além dos canais de atendimento do MDS e da CAIXA. O vale pode ser utilizado por meio do cartão do Bolsa Família, cartão de débito da CAIXA ou com o CPF do responsável familiar diretamente na revenda credenciada.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar