SÃO LUÍS – Os preparativos para as festas de São João 2023 no Maranhão já estão a todo vapor e mais uma vez, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) é palco da ‘Festança Junina’, que já é tradição em São Luís e acontecerá de sexta-feira (26) e vai até o domingo (28), com uma programação especial repleta de atrações culturais, e com entrada gratuita.
Há 19 anos, a tradicional ‘Festança Junina no Ceprama’ é realizada anualmente com o intuito de celebrar a cultura maranhense e dar abertura ao calendário do maior São João do Brasil.
O evento é realizado sempre no final de maio, na semana que antecede a chegada do mês de junho.
Segunda a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a tradicional festa leva a cada ano uma multidão de pessoas ao Ceprama. “O Ceprama transpira cultura, um verdadeiro centro de arte e tradição, a festança que é realizada no mês de maio, trás ao local, um número significativo de turistas que visitam o estado e não poderão permanecer nos meses de junho e julho”, explica a gestora da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), responsável pela administração do Ceprama.
A festança junina mantém uma programação exclusivamente recheada com atrações locais, oportunizando ao público os melhores grupos de Bumba Meu Boi, grupos alternativos, artistas maranhenses, primando especialmente pela qualidade e responsabilidade com a divulgação, promoção e valorização da cultura popular maranhense, principalmente do Bumba Meu Boi, em seus variados sotaques.
O palco do Ceprama reúne os mestres cantadores do Bumba Meu Boi, as coreiras e tocadores do tambor de crioula, os músicos de raiz do tradicional, grupo de forró pé-de-serra, os talentosos compositores, cantores da música maranhense.
Programação:
Na sexta-feira (26): Show Mestre da Ilha, Cacuriá de Dona Teté, Boi Barrica, Bumba Meu Boi de Maracanã, Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues e, para fechar a noite, o Bumba Meu Boi da Maioba.
No sábado (27): Bumba Meu Boi Lendas e Magias, Bumba Meu Boi de Santa Fé, Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, Bumba Meu Boi de Axixá e Bumba Meu Boi da Pindoba.
No domingo (28): Bumba Meu Boi da Lua, Elas do forró, Bumba Meu Boi de Guimarães, união da baixada, Bumba Meu Boi de Morros e Bumba Meu Boi da Madre Deus.