A Polícia Federal deflagrou, em São Luís, nessa quarta-feira, 26, a Operação Spuria, decorrente de investigação que apura abuso sexual infantojuvenil, por meio da internet.
Foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, investigado por divulgar e armazenar arquivos contendo imagens com cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes, por meio da internet.
As investigações constataram que o suspeito chegou a armazenar mais de 2.500 arquivos com o conteúdo mencionado, com indícios de que parte desse material foi compartilhado com outras pessoas, inclusive internacionalmente, por meio da internet. Caso confirmado, o ato implica na incidência dos crimes tipificados, respectivamente, nos artigos 241-A e 241-B ambos da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), cujas penas máximas somadas podem chegar a dez anos de reclusão e multa.
Durante o cumprimento do mandado, o suspeito foi preso em flagrante em razão de ter sido encontrado material com cenas de sexo explícito, envolvendo criança/adolescente em seu aparelho celular e mídias de armazenamento.
As investigações prosseguirão, com análise do material apreendido, os quais serão submetidos a exames periciais posteriores, visando a coleta de elementos probatórios relacionados aos crimes investigados bem como a identificação de eventuais outros envolvidos.