SÃO LUÍS – O Maranhão estará presente na 6ª edição do Campeonato Mundial de Karatê Shotokan, competição que será realizada entre os dias 26 e 28 de julho na cidade de Tóquio, no Japão. Ao todo, 8 caratecas maranhenses estão confirmados na Seleção Brasileira que competirá em solo japonês no fim do mês. São eles: Marco Aurélio Mota (5º Dan), Gilbert Demousseau (3º Dan), Garance Demousseau (2º Dan), Elvacy Júnior (1º Dan), Radhyja Costa (1º Dan), Daniel Caripunas (2º Kyu), Vitor Augusto Moraes (3º Kyu) e João Guilherme Maciel (3º Kyu).
Os caratecas maranhenses foram destaques na última edição do Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan, realizado em outubro de 2023, na cidade de Goiânia. O desempenho obtido no evento nacional foi determinante para que os atletas do Maranhão fossem convocados pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil) para a disputa do Mundial da modalidade no Japão.
Apesar de 8 maranhenses estarem confirmados no Campeonato Mundial, esse número poderia ter sido bem maior. A JKS Brasil chegou a convocar 19 atletas do Estado, mas, por falta de patrocínio, alguns perderam a oportunidade de competir fora do país.
“É um evento de nível mundial, que será realizado no Japão, oportunidade mais que única. Os principais atletas do Brasil estarão presentes. Estamos confiantes e vamos dar o nosso melhor no Mundial. Poderíamos ter mais atletas do Maranhão na competição, mas infelizmente não foi possível devido ao elevado custo das despesas. Muitos dos nossos caratecas não conseguiram patrocínios para viajar para o Japão”, afirmou o sensei Marco Aurélio Mota.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelos atletas maranhenses para participar desta edição do Campeonato Mundial de Karatê Shotokan, a preparação da equipe seguiu a todo vapor. E o sentimento dos caratecas é um só: buscar bons resultados no Japão.
“Vamos fazer de tudo para conquistar os melhores resultados possíveis no Mundial lá no Japão. Passamos por dificuldades nos últimos meses, mas seguimos treinando forte para fazer bonito do outro lado do planeta. Vai ser minha primeira competição fora do país e estou muito animado em poder competir com os melhores do mundo. Assim como eu, meus companheiros também estão prontos e vamos fazer uma grande competição”, disse Vitor Augusto Moraes.