As seções eleitorais na Venezuela foram fechadas às 18h, horário local (19h em Brasília). As urnas receberam os votos dos venezuelanos na eleição presidencial deste domingo (28) por 12 horas. |
Agora, a expectativa é pelo anúncio do resultado. Espera-se que o anúncio aconteça por volta da meia-noite (horário de Brasília).
Os venezuelanos foram às urnas neste domingo (28) para votar na eleição presidencial. Os principais candidatos na disputa são o presidente Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González.
A eleição venezuelana é definida em um único turno.
Nas eleições presidenciais de 2018, quando Maduro foi reeleito, a participação foi de 46%. Em 2013, quando o atual presidente chegou ao poder, após a morte de Hugo Chávez, a participação passou de 79%.
“Repetição de Maduros” nas urnas
Na tela da urna eletrônica, o eleitor encontrou uma lista de fotos dos candidatos acima dos partidos que os apoiam.
Apesar de chamar atenção, a repetição de rostos é típica do sistema eleitoral venezuelano: nas eleições de 2012, o opositor Henrique Capriles aparecia 22 vezes na tela da urna. Já Hugo Chávez, que acabou ganhando o pleito, aparecia 12 vezes.
Transmissão dos resultados
Os votos ficam armazenados na memória do sistema automatizado e também são impressos em atas nos centros de votação.
Ao fim da jornada eleitoral, a totalização dos votos é criptografada e transmitida a servidores do Conselho Nacional Eleitoral.
Voto no exterior
Apesar de haver cerca de oito milhões de venezuelanos no exterior, somente cerca de 68 mil estão inscritos no sistema eleitoral. Muitos denunciaram dificuldades para conseguir o registro eleitoral.
Fora da Venezuela, o sistema de votação é em papel e com urna física.
Mandato presidencial
O tempo de exercício da Presidência na Venezuela é de 6 anos.
Maduro, que chegou ao poder em 2013, tenta se reeleger para seu terceiro mandato.
Quando será a posse do novo presidente da Venezuela?
O presidente eleito na votação de 28 de julho toma posse no dia 10 de janeiro de 2025.