GG
A solenidade aconteceu no Palácio dos Leões. Com investimentos de R$ 23.973.268,28 a nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão será construída em área próxima ao Terminal Rodoviário de São Luís, na Avenida dos Franceses. Já as novas viaturas e equipamentos integram as ações do Programa Maranhão Sem Queimadas, com intuito de prevenir e controlar queimadas e incêndios no estado.
Durante a solenidade o governador Carlos Brandão ressaltou o trabalho do Corpo de Bombeiros do Maranhão e afirmou que os investimentos na corporação acompanham o aumento das demandas operacionais.
“O nosso Corpo de Bombeiros é uma instituição que presta um trabalho importante no nosso Estado e sempre que necessário também está à postos para ajudar o Brasil, como nas recentes operações no Rio Grande do Sul. O Maranhão está crescendo e com ele crescem as demandas do Corpo de Bombeiros. Portanto, nada mais importante que garantir uma sede moderna, que atenda às suas necessidades. E diante do desafio atual de combater os focos de incêndios também é necessário equipar mais e melhor o Corpo de Bombeiros”, assinalou o governador Carlos Brandão.
“Esta nova sede operacional e administrativa será muito importante para valorizar os bombeiros que atuam no nosso Estado, pois será um espaço moderno e mais humanizado, além de sua localização estratégica que vai facilitar o atendimento rápido às ocorrências. Além disso, hoje, o trabalho da corporação está sendo reforçado com a entrega de novas viaturas e kits de combates aos incêndios florestais que estão ocorrendo em todo o Brasil”, disse Maurício Martins, secretário de Estado de Segurança Pública.
Novo sede do Comando Geral
A construção da nova sede do Corpo de Bombeiros vai modernizar e melhorar as condições de trabalho dos oficiais. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
“Esta é mais uma obra realizada com recursos do Governo do Maranhão. Foi escolhido um terreno localizado em um ponto estratégico, próximo ao Terminal Rodoviário de São Luís. A primeira etapa contempla cerca de três mil metros quadrados e deve ser concluída no prazo de um ano, dando mais modernidade e infraestrutura para o trabalho do Corpo de Bombeiros”, explicou Aparício Bandeira, titular da Sinfra.
Com área total de 20.486,70 metros quadrados, a nova sede do CBMMA contará com diversas instalações, incluindo um quartel de três pavimentos, clínica, refeitório, alojamentos e hotel de trânsito, além de um auditório com capacidade para 400 pessoas e centro de convenções.
A estrutura também incluirá um canil, um hangar e um heliponto, garantindo maior mobilidade e eficiência nas operações. A área externa terá estacionamento com 172 vagas, incluindo espaço para idosos, pessoas com deficiência e gestantes, além de duas vagas para ônibus.
O projeto também contempla itens de acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual. O acesso à nova sede terá três guaritas em pontos estratégicos, conferindo maior segurança e controle na entrada e mais mobilidade às equipes, em caso de ocorrências.
Novas viaturas e equipamentos
O CBMMA também recebeu, nesta segunda-feira (23), 9 viaturas, doadas pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), e 9 kits pick ups de combate à incêndios, doados pela Re:wild, uma organização não-governamental internacional que atua na preservação do meio ambiente.
A doação das viaturas e equipamentos tem o objetivo de intensificar as ações de combate às queimadas no estado e ampliar a atuação do Programa Maranhão Sem Queimadas, que está na sua 5ª edição este ano.
“Estamos com o quadro sob controle, mas a vigília é constante. Estas novas nove viaturas com equipamentos apropriados vão ampliar e fortalecer nosso trabalho, pois teremos mais nove pontos em municípios estratégicos que estão com registro de focos de queimadas. Assim vamos poder atender as ocorrências com muito mais agilidade”, informou o coronel Célio Roberto Araújo, comandante Geral do CBMMA.
Já foram entregues ao CBMMA 18 viaturas, 19 kits pick ups de combate à incêndios e 3.500 equipamentos, totalizando um investimento de R$ 1.947.835,37 para combater as queimadas no Estado.
Maranhão Sem Queimadas
O Programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em parceria com o CBMMA, Batalhão da Polícia Ambiental, brigadas municipais, órgãos estaduais e empresas privadas.
Neste ano o programa realiza sua 5ª edição com ações educativas e blitz ambientais em diversos municípios, doação de equipamentos para as brigadas municipais, monitoramento 24h das condições climáticas e operações de combate aos focos de incêndio.
“Todos os investimentos do Governo do Maranhão no âmbito do programa fizeram com que o Estado crescesse apenas 0,7% na quantidade de focos de incêndio este em comparação a 2023. O Maranhão caiu do 4º para o 6º lugar no ranking nacional de incêndios florestais. Isto mostra o compromisso e seriedade do trabalho que vamos seguir realizando”, informou Pedro Chagas, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Além do combate direto às ocorrências de incêndio, a operação contempla ações de fiscalização ambiental, resgates-captura de animais, incluindo insetos e silvestres. De janeiro a 18 de setembro, 10.970 focos de incêndios já foram combatidos no Maranhão.
Para impedir queimadas e desmatamentos ilegais no período de estiagem, o Governo do Estado publicou decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024.