O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no concurso dos Correios termina nesta sexta-feira (11). Podem pedir a isenção candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
Os demais interessados no concurso devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 39,80 para o cargo de nível médio (carteiro) e R$ 42 para as vagas de nível superior. As inscrições para esses candidatos vão até o dia 28 de outubro. Para solicitar a isenção, o pedido deve ser feito após finalizar a inscrição no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Quando a inscrição for concluída com a mensagem “Sua inscrição foi realizada com sucesso”, o candidato deverá clicar em “Solicitar isenção do valor da inscrição” e selecionar a categoria à qual pertence: inscrito no CadÚnico ou doador de medula óssea.
Na sequência, o candidato deverá fornecer informações que comprovem sua elegibilidade para a isenção:
- CadÚnico: O candidato deverá informar seu Número de Identificação Social (NIS), e a verificação será feita pelo IBFC junto ao órgão gestor do programa.
- Doadores de Medula Óssea: O candidato deverá anexar um documento de identidade e um atestado ou laudo emitido por um médico de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde, comprovando a doação de medula, incluindo a data do procedimento.
Os pedidos serão analisados pelo IBFC, que divulgará a lista de candidatos isentos da taxa no dia 18 de outubro, em seu site.
Caso a solicitação de isenção seja negada, o candidato poderá apresentar recurso entre as 10h do dia 19 e as 17h do dia 20 de outubro. O resultado do recurso será publicado no dia 23 de outubro.
Se o pedido de isenção for novamente negado, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição para participar do concurso. O pagamento pode ser feito via PIX, utilizando o código “Copia e cola” ou QR Code, ou por meio de boleto bancário, com vencimento em 29 de outubro.
Após o período de inscrições, os Correios divulgarão um edital de convocação para as provas, que incluirá a lista de participantes, no dia 6 de dezembro. Os locais de prova serão anunciados em 9 de dezembro, e o exame está previsto para ser aplicado em 15 de dezembro.